"Política zero e moralidade dez”. É sob esse lema que o novo diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o ex-desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça, Antônio Sapucaia, disse que vai dirigir o órgão. A mudança da direção foi anunciada na tarde desta terça-feira, pelo secretário de Estado do Gabinete Civil, Álvaro Machado, durante coletiva no Palácio República dos Palmares. O até então diretor do órgão, Élcio Tenório de Lima, passa a ser secretário-adjunto da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.
A escolha do nome de Antonio Sapucaia para a direção do Detran foi do governador Teotonio Vilela Filho, com quem Sapucaia esteve reunido poucos minutos antes da coletiva. A mudança acontece diante da greve dos servidores do órgão que já dura mais de um mês.
"Hoje (terça), pela manhã, o governador Teotonio Vilela recebeu Élcio Tenório, que colocou seu cargo à disposição no sentido de contribuir para a solução da crise pela qual passa o órgão atualmente e, de imediato, fez o convite a Sapucaia, por entender que ele poderia dar essa colaboração para Alagoas”, disse Álvaro Machado.
O governador deu total liberdade a Antonio Sapucaia para que ele mexa na equipe do Detran e faça escolhas pessoais, buscando profissionais com o perfil adequado para cada cargo, dando moralidade ao órgão e garantindo que a população tenha acesso a um serviço satisfatório e de qualidade.
“A partir de amanhã (quarta-feira) estarei deixando o pijama e usando a camisa do Detran. Espero que lá não encontre uma camisa de força, mas somente a força para que eu possa encarar essa missão. O governador me deu carta branca para compor minha nova equipe total liberdade na escolha de pessoal. Não vai ser fácil dirigir o órgão, mas eu estou psicologicamente preparado e farei de tudo para que possamos construir um novo Detran”, afirmou Sapucaia.
Tendo como mote a política aplicada pelo governador Teotonio Vilela, na qual a transparência deve prevalecer em todas as ações, Sapucaia destacou que o Detran será um órgão transparente e que, se necessário, vai passar por uma auditoria. “Se existir uma caixa preta ela será aberta. Estamos pensando seriamente em fazer uma auditoria. O que eu posso afirmar é que o Detran será um órgão transparente”, enfatizou.
Sapucaia fez um apelo aos servidores para que eles encerrem a greve e estejam unidos no sentido de elevar o Detran. Ele fez questão de afirmar que os políticos serão bem-vindos ao órgão, mas que não terão influência nenhuma sobre ele. “Quero fazer um apelo para que todos os que fazem o Detran estejam unidos para elevar o órgão, já que, deste modo, estarão elevando a si mesmos. Vou administrar o Detran com o slogan ‘política zero e moralidade dez’. A política não vai interferir”, afirmou.
Álvaro Machado e Antonio Sapucaia destacaram a competência, a integridade e a honestidade de Élcio Tenório, que desempenhou um importante papel à frente do órgão até o momento. “Élcio Tenório é uma pessoa competente e de inteira confiança do governador Teotonio Vilela, tanto é que vai continuar fazendo parte do governo”, disse o secretário.
A nomeação de Antonio Sapucaia para o cargo de diretor do Detran será publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira. Como primeira ação à frente da pasta, o diretor-presidente disse que pretende conhecer melhor o órgão e as pessoas que lá trabalham, para só depois realizar as mudanças que forem necessárias.
com agencia alagoas // jamylle bezerra