De acordo com o Relatório Resumido de Execução Orçamentária em Foco – Estados + DF, publicado pelo Tesouro Nacional nesta terça-feira (21), Alagoas apresentou o maior incremento percentual nas despesas correntes entre os estados brasileiros durante o quarto bimestre de 2025, com um aumento de 22% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Este desempenho coloca a unidade federativa na ponta do ranking de expansão dos gastos correntes. Em 18 dos 27 estados analisados, o crescimento dessas despesas superou a elevação da receita corrente no mesmo período.
Na análise da receita corrente efetivada, os maiores avanços ocorreram em Sergipe (17%) e Rio de Janeiro (13%).
Por outro lado, os piores resultados foram registrados por Amapá (-17%), Bahia (1%) e Pernambuco (2%). O relatório também evidencia que, até o encerramento do quarto bimestre, os gastos com pessoal permanecem como a maior fatia do orçamento estadual.
Esses custos representam 73% das despesas no Rio Grande do Norte, 64% no Rio Grande do Sul, e 60% em Mato Grosso do Sul e Tocantins. Por outro lado, Espírito Santo (39%), Maranhão (41%) e Amazonas (42%) apresentam os menores percentuais de despesas com pessoal.
No que diz respeito à Segurança Pública, Alagoas destinou 15% do total de suas despesas, posicionando-se entre os estados que mais investiram na área, ao lado de Minas Gerais e Rondônia.
Na área de Educação, o estado aplicou 11% de seus recursos totais, uma das menores proporções do país. Já na Saúde, Tocantins, Amapá e Pernambuco destacaram-se com 23% cada. O documento ainda revela que Alagoas apresentou um incremento de 5% na Dívida Consolidada, sendo o quarto maior aumento entre as unidades federativas, ficando atrás de Pará (17%), Piauí (8%) e Amapá (6%).
O Relatório em Foco – Estados e DF é uma publicação trimestral do Tesouro Nacional que compila informações sobre a execução orçamentária dos 27 estados e do Distrito Federal, utilizando dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Goiás, que registrou um crescimento de 21% nas despesas correntes, ocupa a segunda posição no ranking nacional, logo atrás de Alagoas em termos de aumento percentual.
Aos nossos leitores Neste primeiro dia de junho de 2025, celebramos com entusiasmo a atualização do site da Agência Tribuna de Notícias, marcan...Ver mais
Ver todos os posts