28/09/2024 22:26:33

09/08/2008 00:00:00

Especiais


Especiais

Uma denúncia anônima deu início a uma operação desencadeada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Batalhão de Polícia Ambiental, que descobriu a maior devastação de área de Mata Atlântica do Estado. A reserva, situada na Fazenda Pau Brasil, entre os municípios de São Miguel dos Campos e Boca da Mata, tem cerca de 300 hectares, dos quais 20% estão degradados. No local, o difícil acesso dificultou o trabalho da polícia e dos fiscais do IMA, mas até agora três acampamentos foram derrubados e 12 lenhadores estão presos. Há indícios de que eles atuavam há mais de cinco anos na região, derrubando árvores centenárias, e que, possivelmente eram comercializadas para serrarias de São Miguel e Arapiraca.

O trabalho começou na quarta-feira, quando técnicos da fiscalização do IMA, acompanhados pelo batalhão de Polícia Ambiental e homens do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) foram até ao local e flagraram a atividade ilegal. Junto com os lenhadores foram apreendidos mantimentos, machados, foices, marretas, trenas, lâminas e óleo de moto-serra.

Doze homens foram detidos em flagrante e levados para a delegacia regional de São Miguel dos Campos, assim como todo material apreendido.

SOBREVÔO

Ontem, a equipe do IMA voltou ao local para derrubar os acampamentos e fazer o sobrevôo para mensurar o tamanho da área afetada.

Em terra, os técnicos encontraram várias árvores derrubadas prontas para serem transportadas para o comércio ilegal. “Detectamos que a devastação foi seletiva. Eles derrubavam apenas árvores de grande porte, o que caracteriza atividade de exploração de madeira para serrarias”, explicou o diretor-presidente do IMA Adriano Augusto de Araújo Jorge, adiantando que durante os próximos dias, novas visitas serão feitas ao local, com engenheiros florestais e profissionais do Herbário a fim de detectar as espécies devastadas e calcular os danos causados ao meio ambiente.

O proprietário da área devastada já foi identificado e intimado a comparecer no IMA para prestar esclarecimentos.

Durante os í]últimos dois meses foram detectados cerca de seis desmatamentos em áreas de reserva de Mata Atlântica em Alagoas. Neste caso da Fazenda Caroba, um inquérito policial foi instaurado na Delegacia Regional de São Miguel dos Campos e os envolvidos serão enquadrados dentro do Artigo 39 da Lei 9.605/98, que trata sobre os crimes ambientais. Eles podem pegar de um a três anos de prisão.

Fonte: IMA // flávia lima



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 28
Google News