28/09/2024 20:33:41

30/07/2008 00:00:00

Brasil


Brasil

Dinheiro roubado e nenhum prejuízo para o dono. Dez lotéricas de Pernambuco adotam a partir desta quarta-feira (30) o malote inteligente, que provoca um mini-incêndio em caso de assalto.

Cada malote inteligente vai custar R$ 9 mil. O dinheiro é colocado dentro do equipamento, que é acoplado a uma base de metal. Se ele for violado fora do horário programado ou fora do banco, onde deve ser posto numa base de metal idêntica para ser aberto, um dispositivo eletrônico aciona um jato de calor que queima parte da nota.

“A abertura do malote é condicionada ao contato de 3 chips. O chip da base, o chip do malote e o chip da chave. No caso de um desses não corresponder, então você vai ter disparado o processo de destruição do dinheiro”, explicou o empresário Paulo Vieira.

O dinheiro fica inutilizado para o ladrão, mas não para o dono que vai poder trocar as cédulas queimadas por outras novas.

“Foram feitas reuniões com o Banco Central para viabilizar o projeto nesse sentido e os normativos atuais permitem essa recomposição das notas no caso de você tê-las destruídas próximo a você sem que os criminosos atinjam seu objetivo de levá-las”, disse o secretário defesa social Servilho Paiva.

O malote inteligente começa a ser usado, por enquanto, só em Pernambuco. Mas até o fim do ano que vem, o fabricante terá condições de produzir malotes suficientes para atender clientes de todo país.

com G1



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 28
Google News