28/09/2024 07:19:27

19/04/2008 00:00:00

Brasil


Brasil

No Dia do Índio, comemorado neste sábado (19), o G1 mostra alguns casos de indígenas que se destacaram em várias atividades pelo país. A índia Tainara Ferreira da Silva Terenada, de 19 anos, da aldeia Ipegué, em Aquidauana (MS), ganhou os holofotes ao ser eleita a representante do estado no concurso Miss Brasil 2008, realizado no domingo (13).

O advogado Wilson Matos da Silva, 47 anos, índio guarani e pós-graduado em Direito Constitucional. Ele vive na aldeia Jaguapirú, em Dourados (MS), e preside a Comissão Especial de Assuntos Indígenas (Ceai) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mato Grosso do Sul.

O outro é Alex Pankararu, 33 anos, coordenador do site www.indiosonline.org.br. Ele é da tribo Pankararu, em Pernambuco e contou que já trabalhou como motorista de entrega em São Paulo durante dez anos. Para ele, é mais fácil driblar as novidades da web do que as dificuldades do trânsito paulistano. 

 Pelo país

A Fundação Nacional do Índio (Funai) programa manifestações e festas para marcar a data. Em Brasília, a sede da fundação e o Memorial dos Povos Indígenas encerram neste sábado a Semana dos Povos Indígenas.

No Acre, Amazonas e Rondônia, as aldeias terão encontros de pajés, que farão manifestações em favor da demarcação de terras indígenas. São as tradicionais festas "Xingané", "Katxanawa", "Nixpupima" e "Matxu". 
 

Em Mato Grosso do Sul, começou nesta quinta-feira (18), o I Encontro Cultural Entre Aldeias, que será realizado até segunda-feira (21). O evento acontece na aldeia Porto Lindo, em Japorã. Neste sábado, a comemoração terá ato cívico, dança, teatro, festa e almoço, nas aldeias Alves de Barros (Bodoquena), Campina, Córrego do Ouro, São João, Tomázia e Barro Preto.

No Pará, as comunidades indígenas Munduruku farão apresentações de danças, cantos e brincadeiras pedagógicas. Na capital paraense, o Dia do Índio será comemorado a partir de terça-feira (22), durante a II Semana dos Povos Indígenas, que se estende até o dia 25 deste mês.
 
No Recife, várias apresentações de danças serão feitas por integrantes de dez grupos das etnias Fulni-ô e também dos índios Xucuru e Pankararu. A Funai da capital pernambucana realiza o Balcão de Direitos. No local serão emitidos documentos como certidão de nascimento, RG, carteira de idoso e carteira de trabalho. Também será disponibilizados o serviço de orientação jurídica e palestras sobre alcoolismo.

com G1



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 27
Google News