27/09/2024 21:27:56

28/03/2008 00:00:00

Brasil


Brasil

A Associação Nacional de Cooperação Agrícola (Anca), entidade controlada pelo MST, foi condenada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a devolver R$ 4,4 milhões ao governo federal, em valores atualizados. O dinheiro fora repassado pelo Ministério da Educação para a alfabetização de 30 mil jovens e adultos e a formação de dois mil alfabetizadores em assentamentos, como parte do programa Brasil Alfabetizado.

Após auditoria e processo, o TCU concluiu que a entidade cometeu pelo menos duas irregularidades: não comprovou a realização dos cursos de alfabetização e descentralizou a execução do convênio, transferindo recursos para secretarias estaduais do Mo vimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Os auditores consideraram ilegal ainda o gasto de R$ 159 mil em diárias para participantes de um seminário de avaliação do programa. A Anca nega irregularidades.

Enquanto isso, em São Luís, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e o governador do Maranhão, Jackson Lago, assinaram convênios, incluindo um que beneficiará assentamentos do MST com programas de alfabetização. O líder do MST, João Pedro Stédile, também esteve presente.

Foram assinados protocolos de intenções nas áreas da educação, agropecuária, saúde e meio ambiente. Um dos acordos beneficiará assentamentos do (MST com um programa de alfabetização de adultos, baseado num método cubano que utiliza a TV como veículo de educação. Chávez disse, durante a cerimônia, que esse programa consegue fazer, em menos de dois anos, com que a pessoa aprenda a ler e a escrever.

com G1



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 26
Google News