O Comando de Policiamento da Capital (CPC) e o Comando de Policiamento do Interior (CPI) apresentaram na manhã desta quarta-feira, 16, o plano de segurança que será implantado durante o Carnaval. A coletiva com a imprensa no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello contou com a presença do comandante geral da PM, coronel Rubens Goulart, e os comandantes do CPC, coronel Jorge Coutinho, e do CPI, coronel Marcos Brito, além de comandantes de unidades operacionais.
Ao todo, a denominada “Operação Momo 2008” empregará um efetivo de 6.712 policiais militares, sendo 4.046 para a capital e 2.666 para o interior. Na capital, os esforços estarão concentrados em locais de grande concentração de foliões, como Jaraguá, Praça Moleque Namorador, Pontal da Barra, Praça Lucena Maranhão, Fernão Velho e Benedito Bentes.
A Grande Maceió, que agrega os municípios de Marechal Deodoro (além da praia do Francês e Barra Nova), Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Rio Largo, Messias, Pilar, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e Paripueira, terá o maior número de policiais distribuídos pelo CPC.
Já no interior, a atenção estará focada nos municípios onde as estatísticas evidenciam a maior necessidade de efetivo. Dentre eles, estão Delmiro Gouveia, Piranhas, Santana do Ipanema, Traipú, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, Coruripe, Penedo, Piaçabuçu, São Miguel dos Campos, Jequiá da Praia, Atalaia, União dos Palmares, São José da Lage, Murici, Colônia de Leopoldina, Novo Lino, Joaquim Gomes, Maragogi, Porto Calvo, São Luiz do Quitunde e Matriz do Camaragibe.
“Este será um Carnaval peculiar, pois acontecerá num ano de eleições políticas”, lembrou o comandante da Polícia Militar ao garantir o policiamento em todo o Estado. Para isto, o interior ganhará o reforço de 384 policiais da capital, incluindo os que trabalham nas Assessorias Militares. Eles já começam a embarcar para os lugares mais distantes, como os municípios do sertão, no próximo dia 1º de fevereiro, data em que começa a “Operação Momo”.
Diárias - Segundo o comandante geral da PM, coronel Rubens Goulart, a questão das diárias dos policiais militares que irão trabalhar no interior durante o Carnaval, encontra-se pendente na Secretaria de Gestão Pública.
Ele informou que o pedido das diárias foi feito oficialmente através de documento e que a Secretaria garantiu total. “Sem dúvida, a nossa obrigação é enviar o efetivo com as condições necessárias”, disse ainda. Os gastos com as diárias chegarão a pouco mais de 136 mil reais.
por Divulgação