O grupo Hamas anunciou nesta quarta-feira (19) que está pronto para liberar todos os reféns restantes na Faixa de Gaza durante a segunda fase do cessar-fogo com Israel. A proposta prevê a troca única, diferente da primeira etapa, que ocorreu em fases. A declaração foi feita por Taher al-Nunu, porta-voz do grupo, à agência AFP.
Segunda fase deve ser definida até 2 de março
Os detalhes da segunda etapa da trégua, incluindo prazos e condições, precisam ser finalizados até o dia 2 de março. Atualmente, 70 reféns sequestrados em 7 de outubro de 2023 permanecem em cativeiro, sendo 35 já confirmados como mortos. O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, confirmou um acordo para antecipar a libertação de reféns, incluindo os corpos da família Bibas.
Primeira fase libertou 19 israelenses em troca de mais de mil palestinos
A primeira fase do cessar-fogo, iniciada em 19 de janeiro, resultou na libertação de 19 reféns israelenses em troca de mais de 1,1 mil prisioneiros palestinos. O processo foi conduzido em etapas, com mediação internacional.
Netanyahu rejeita Estado palestino e defende deslocamento para Egito e Jordânia
Em paralelo às negociações, Netanyahu reafirmou sua oposição à criação de um Estado palestino e defendeu um plano controverso para deslocar habitantes de Gaza para Egito e Jordânia, apesar da resistência desses países. A Autoridade Palestina, que não inclui o Hamas, mantém a defesa de uma solução de dois Estados