15/03/2025 01:13:59

Acidente
18/02/2025 16:22:00

Gravehawk: o novo sistema de defesa aérea que pode fortalecer a Ucrânia

Gravehawk: o novo sistema de defesa aérea que pode fortalecer a Ucrânia

Um inovador sistema de defesa aérea desenvolvido pelo Reino Unido e pela Dinamarca pode oferecer uma nova vantagem às forças ucranianas no conflito contra a Rússia. Chamado de Gravehawk, o sistema tem o tamanho de um contentor de transporte marítimo e permite adaptar mísseis aéreos para uso em defesa terrestre.

O governo britânico destaca que essa tecnologia possibilita à Ucrânia aproveitar armas que já possui, incluindo os mísseis soviéticos R-73, conhecidos como AA-11, de curto alcance. Esses mísseis são capazes de atingir alvos em um raio de até 32 quilômetros. Além disso, o contentor onde o sistema está instalado conta com sensores de radiação infravermelha passiva para detectar alvos, transmitindo essas informações a um módulo de comando.

Em meio ao contínuo bombardeio russo, o Gravehawk deve reforçar significativamente as defesas aéreas da Ucrânia, ajudando a proteger cidades, tropas e infraestrutura estratégica. O governo britânico informou que dois protótipos já foram testados no campo de batalha e que mais 15 unidades serão entregues ao país em 2025.

A Ucrânia já demonstrou a eficácia do sistema ao utilizar um míssil R-73 para derrubar um helicóptero russo em dezembro. O custo de produção e entrega dos dois primeiros protótipos do Gravehawk foi estimado em 6 milhões de libras (cerca de 7 milhões de euros), sendo inteiramente financiado pelo Reino Unido.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 64
Google News