Fortes chuvas que atingiram a região de Los Angeles nesta sexta-feira (14) causaram deslizamentos de terra e detritos que bloquearam rodovias importantes. As áreas afetadas já haviam sofrido com incêndios florestais no mês passado, o que tornou o solo mais vulnerável.
Em algumas áreas da cidade, o volume de chuva em um único dia chegou a 7 centímetros, resultando em inundações e deslizamentos, especialmente nas comunidades de Pacific Palisades e Altadena, que foram devastadas pelos incêndios de janeiro.
A Pacific Coast Highway, conhecida por sua beleza cênica, precisou ser interditada devido à inundação de lama espessa. Um veículo do Corpo de Bombeiros de Los Angeles foi arrastado pela água, mas o oficial que o conduzia conseguiu escapar com ferimentos leves.
Nas colinas de Hollywood, um grande deslizamento de terra depositou cerca de 20 centímetros de barro na avenida principal. Em Altadena, veículos ficaram presos em meio aos detritos e lama que tomaram as ruas.
As autoridades haviam tomado medidas preventivas, como a instalação de sacos de areia e barreiras de concreto em áreas de risco, mas a força da tempestade e a vulnerabilidade do solo nas áreas afetadas pelos incêndios tornaram os deslizamentos inevitáveis.
Apesar da chuva ser necessária na região, que enfrentava uma seca de oito meses, a combinação da falta de vegetação (consumida pelos incêndios) com o solo endurecido pelo calor aumenta consideravelmente o risco de deslizamentos.