25/03/2025 22:26:08

Guerra
14/02/2025 18:00:00

Cruz Vermelha Busca 50 Mil Desaparecidos na Guerra entre Rússia e Ucrânia

Cruz Vermelha Busca 50 Mil Desaparecidos na Guerra entre Rússia e Ucrânia

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) está tentando localizar cerca de 50 mil pessoas desaparecidas durante o conflito entre Rússia e Ucrânia, iniciado em fevereiro de 2022. A maioria das pessoas desaparecidas são soldados. Desde o começo do conflito, o CICV abriu um escritório da Agência Central de Rastreamento (CTA) em março de 2022, para atuar na localização de pessoas desaparecidas e apoiar famílias em busca de informações sobre seus entes queridos.

Aumento Expressivo de Casos

De acordo com Dusan Vujasanin, responsável pelos esforços de busca do comitê, o número de casos de desaparecidos mais do que dobrou desde fevereiro de 2024, saltando de 23 mil para quase 50 mil pessoas. "Mais de 90% dessas pessoas são soldados", afirmou.

Nos últimos três anos, a agência recebeu mais de 63 mil notificações de famílias na Ucrânia e Rússia em busca de parentes. Destas, cerca de 13 mil pessoas foram localizadas até agora. O número de notificações, no entanto, continua crescendo de maneira exponencial.

Notificações Crescentes

Em 2024, o comitê recebeu entre 1.000 e 1.500 notificações por mês. Recentemente, esse número disparou para cerca de 4.500 a 5.000 solicitações mensais, refletindo a intensificação do conflito em certas regiões e uma maior conscientização das famílias sobre o trabalho do CICV.

Trabalho Conjunto com as Agências Nacionais

Em conformidade com as Convenções de Genebra, tanto a Rússia quanto a Ucrânia criaram agências nacionais de inteligência para centralizar e transmitir informações sobre pessoas detidas ou desaparecidas. O CICV atua como intermediário neutro, registrando e compartilhando essas informações entre os dois países.

Até o momento, o CICV recebeu cerca de 16 mil notificações de prisioneiros de guerra e civis detidos pelas forças adversárias.

Compromisso de Longo Prazo

"A busca pelos desaparecidos continuará mesmo após o fim do conflito armado", garantiu Vujasanin. Ele reforçou o compromisso do CICV em apoiar as famílias pelo tempo que for necessário, oferecendo suporte emocional e informações sobre o paradeiro de seus entes queridos.

A missão da Cruz Vermelha é fundamental para trazer respostas e consolo a milhares de famílias afetadas por uma guerra que segue causando impactos devastadores.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 91
Google News