O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realizará a Formação Continuada da Política de Educação Integral em Tempo Integral. O curso é voltado para as redes municipais, estaduais e distrital de educação, além dos conselhos de educação. As inscrições podem ser feitas de 11 a 21 de fevereiro, por meio de um formulário enviado para os endereços eletrônicos das secretarias e dos conselhos.
A formação terá carga horária de 120 horas e será ministrada a distância, com encontros síncronos e assíncronos, além de pelo menos dois encontros presenciais. O início das aulas está previsto para o dia 10 de março de 2025, com término em 12 de setembro do mesmo ano. O conteúdo do curso será dividido em seis módulos:
Cada secretaria de educação terá direito a duas vagas, que podem ser destinadas ao secretário ou a outros membros da equipe de educação integral que não tenham participado da formação em 2024. Caso haja vagas remanescentes, diretores de escola ou integrantes da equipe técnica que não concluíram o curso no ano anterior poderão ser indicados, com prioridade para municípios que ainda não tenham uma política de educação integral publicada. Após a indicação, os participantes receberão um link para formalizar a inscrição.
No caso dos conselhos de educação, cada um poderá inscrever um participante, preferencialmente o presidente do conselho municipal de educação. Caso o presidente não possa participar, outro membro poderá ser indicado.