Na manhã desta segunda-feira, dia dez de fevereiro, um avião de pequeno porte precisou realizar um pouso de emergência no Aeroporto de Sorocaba, no interior de São Paulo. A aeronave pousou sem o acionamento do trem de pouso, arrastando a fuselagem na pista.
De acordo com a administração do aeroporto, a aeronave modelo AC-90, prefixo PT-OQY, apresentou falha no sistema de trem de pouso e parou na pista de pousos e decolagens. As causas do incidente ainda estão sendo investigadas.
Equipes do Corpo de Bombeiros do aeroporto e do município foram acionadas e prestaram assistência imediatamente. Não houve feridos no incidente.
Fabricado em mil novecentos e oitenta e cinco pela Twin Commander, o avião pertence a João Noma e tem autorização para voos privados, sem permissão para operar como táxi aéreo. A situação de aeronavegabilidade estava regular, e a aeronave tem capacidade para até nove passageiros.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos foi acionado para inspecionar o local e autorizou a remoção da aeronave cerca de trinta minutos após o pouso. Nenhuma operação de pouso ou decolagem no aeroporto foi afetada pelo incidente.