A mediana das projeções do relatório Focus para a taxa Selic no final de dois mil e vinte e cinco permaneceu em quinze por cento pela quinta semana consecutiva. Em janeiro, o Comitê de Política Monetária elevou os juros de doze vírgula vinte e cinco por cento para treze vírgula vinte e cinco por cento, sinalizando um novo aumento de um ponto percentual na próxima reunião, marcada para março.
Considerando as setenta e uma projeções mais recentes dos últimos cinco dias úteis, a estimativa intermediária para a Selic no fim de dois mil e vinte e cinco subiu de quinze vírgula treze por cento para quinze vírgula vinte e cinco por cento.
Para o fim de dois mil e vinte e seis, a mediana permaneceu em doze vírgula cinquenta por cento, enquanto um mês antes era de doze por cento. Entre as sessenta e nove projeções mais recentes, a taxa caiu de doze vírgula sessenta e três por cento para doze vírgula cinquenta por cento.
A estimativa intermediária para o fim de dois mil e vinte e sete subiu de dez vírgula trinta e oito por cento para dez vírgula cinquenta por cento, ante dez vírgula vinte e cinco por cento quatro semanas antes. Já a projeção para dois mil e vinte e oito segue em dez por cento pela sétima semana consecutiva.
Na ata da reunião de janeiro, o Comitê de Política Monetária destacou que a elevação da taxa de juros é compatível com a estratégia de convergência da inflação para a meta estabelecida ao longo do horizonte relevante. O colegiado projeta inflação de cinco vírgula dois por cento para dois mil e vinte e cinco e de quatro por cento no terceiro trimestre de dois mil e vinte e seis.