06/10/2025 08:17:03

Acidente
09/02/2025 19:15:00

Candidata Luisa González Denuncia Irregularidades nas Eleições do Equador

Candidata Luisa González Denuncia Irregularidades nas Eleições do Equador

A candidata presidencial Luisa González, do partido Revolução Cidadã (RC), votou neste domingo (09/02) em Canuto, na província de Manabí, e denunciou supostas irregularidades no processo eleitoral.

Durante seu discurso aos apoiadores, González afirmou que o povo equatoriano venceria as eleições e criticou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) por permitir ilegalidades cometidas pelo atual presidente e candidato à reeleição, Daniel Noboa, do partido Ação Democrática Nacional (ADN).

A candidata acusou Noboa de não ter solicitado licença do cargo presidencial durante a campanha, o que, segundo a Constituição do Equador, seria obrigatório para autoridades que buscam a reeleição. Em vez de passar o cargo para a vice-presidente Verónica Abad, Noboa delegou suas funções à secretária de Administração Pública, Cynthia Gellibert, que foi nomeada "vice-presidente responsável".

Além disso, González criticou a presidente do CNE, Diana Atamaint, alegando que ela teria favorecido a candidatura de Noboa ao permitir que ele permanecesse no cargo sem cumprir as exigências legais.

Daniel Noboa Vota Sob Forte Segurança

Mais cedo, Daniel Noboa votou na escola Antonio Moya Sánchez, em Olón, na província de Santa Elena, sob forte esquema de segurança. Ele estava acompanhado da esposa, Lavinia Valbonesi, e de um de seus filhos, mas evitou falar com a imprensa.

Na chegada ao local, Noboa foi recebido por Cynthia Gellibert e por Andrés Guschmer, ex-ministro dos Esportes e candidato a deputado. Guschmer destacou a importância da continuidade do trabalho do atual presidente no combate ao crime organizado.

O Conselho Nacional Eleitoral confirmou que todas as 4.349 seções eleitorais do país operam sob segurança reforçada. A votação, iniciada às 7h (horário local), seguirá até as 17h (19h no horário de Brasília).