Um forte terremoto de magnitude 7,5 atingiu o norte de Honduras, no Mar do Caribe, neste sábado (8), de acordo com informações de vários centros de pesquisa internacionais. O tremor, que é o mais intenso na região desde 2021, fez com que um alerta de tsunami fosse emitido para áreas próximas.
O Centro Alemão de Pesquisa em Geociências relatou que o terremoto ocorreu a uma profundidade de 10 km, tendo inicialmente estimado a magnitude em 6,89. Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) indicou que o abalo teve magnitude 7,6, também com profundidade de 10 km. Ainda não há informações claras sobre danos estruturais ou vítimas causadas pelo tremor.
O Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA informou que um alerta de tsunami foi ativado logo após o tremor. Segundo o órgão, a ameaça está concentrada na região do Mar do Caribe e ao norte de Honduras, mas não há previsão de tsunami para o Atlântico ou para a Costa do Golfo dos EUA.
Além de Honduras, alertas também foram emitidos para Porto Rico e as Ilhas Virgens, aumentando o nível de atenção nas regiões costeiras.
Esse é o maior terremoto registrado na região desde 2021, quando um abalo sísmico de magnitude 7,2 atingiu o Haiti, causando grandes danos e centenas de mortes.
As autoridades seguem monitorando a situação, e equipes de emergência estão avaliando possíveis impactos do tremor nas cidades próximas ao epicentro.