29/09/2025 05:33:10

União dos Palmares
25/02/2014 11:29:49

Taxistas de União são contrários a aprovação da ampliação do número de praças na cidade

Taxistas de União são contrários a aprovação da ampliação do número de praças na cidade
Diretoria vai recorrer do aprovação do Legislativo

Logo após a aprovação pela maioria dos vereadores do Projeto de Lei que amplia em 37 o numero de taxistas urbanos em União dos Palmares (os conhecidos ‘telecarros’), a reportagem deste noticioso encontrou em um restaurante da cidade a diretoria da Associação dos Motoristas oportunidade em que os cinco gestores da entidade confirmaram o desejo de recorrer da decisão legislativa junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas por entender ‘a inconstitucionalidade na aprovação do projeto do número de praças aprovado hoje, segundo um deles, sem que os ‘vereadores tenham sequer dimensionado o mal que estão causando a classe ou que o Projeto é inconstitucional’.

Para o presidente da entidade Ailton Tenório, tudo teve origem logo após a eleição da atual categoria que ficou dividida e o ‘cabeça’ da chapa derrotada no dia seguinte a eleição vender com alguns colegas suas praças fundando uma segunda associação.

‘A ilegalidade passou a existir desde o momento da fundação da nova associação, o que contrasta com a Lei que diz que para cada 1000 habitantes deve haver um taxi. Eles reduziram o numero para 500 habitantes em seguida para 350 e o Projeto foi aprovado mesmo o municipio só tendo uma população de 65 mil habitantes e agora ficou com 155 taxis. Depois todos sentirão os prejuízos que a decisão da Câmara pode acarreta aos profissionais’.

Sobre isso, comentou Tenório: ‘entendo que se nosso recurso for aprovado pela Justiça, haverá licitação para concessão das praças, o que vai de encontro aos interesses inclusive econômicos e trabalhistas da categoria, pois muitos profissionais venderam até casas, pediram a parentes e aposentados que contraíssem empréstimos consignados para adquirir e manter as praças e agora podem perde-las simplesmente pelos caprichos de uma minoria ou arrumação politica’ afirmou Ailton.

O polemico assunto gerou rumores populares e um dentre estes dá conta que para a aprovação do aumento das praças existiu uma negociação para as novas concessões serem distribuídas entre os vereadores e a diretoria da nova entidade, fato que não foi confirmado pela diretoria da Associação. Segundo o mesmo comentário, uma praça de mototaxista que teve o aumento confirmado (em 37 novas praças acrescentadas as 160 já existentes), uma concessão em União é vendida por cerca de 30 mil reais.

O fato da distribuição das praças de mototaxistas e telecarros como são chamados os motoristas urbanos não têm comprovação confirmada e se trata apenas de especulações. O espaço fica aberto para que se alguma instituição ou pessoa envolvida no assunto tiver pretensões se pronunciar.

Os diretores da Associação dos Taxistas presentes na entrevista eram o Presidente Ailton Tenório, o vice Marcos Antonio, o Tesoureiro José Cicero e os diretores Jadielson Ferreira e Nazareno Oliveira.

redação //