tribunahoje //
Cinco academias que funcionavam de forma irregular na cidade de Penedo foram interditadas na manhã desta quinta-feira(20). Agentes do Conselho Regional de Educação Física (CREF), em parceria com vigilância sanitária municipal, realizaram a fiscalização em oito estabelecimentos.
As academias interditadas apresentavam diversas irregularidades flagradas na ação, como equipamentos inadequados para a prática de exercícios físicos, e a ausência de um profissional que possa responder tecnicamente sobre o trabalho sendo qualificado e habilitado pelo CREF. Das oito academias que receberam a vistoria, apenas três estavam aptas a funcionar.
Segundo o agente de fiscalização do CREF, Antônio Neto, há anos o conselho vem orientando os proprietários das academias a cumprirem as normas. A última fiscalização foi realizada no ano passado.
“Há quatro anos a gente vem orientando os proprietários das academias sobre os riscos que eles acometem a população, várias questões são analisadas e a gente faz essa orientação para que eles possam se regularizar, no entanto há uma vontade em descumprir a legislação”, afirmou.
Ainda segundo Antônio, o CREF procurou o Ministério Público Estadual para informar sobre a ação e pedir ajuda pra garantir qualidade e segurança nos serviços prestados a população com a intenção de que essas academias se regularizem.
As academias estão temporariamente impedidas de funcionar até que sejam regularizadas e se adequem estruturalmente. Quem descumprir a ordem e reabrir o estabelecimento poderá ser preso por descumprimento da legislação.
Os proprietários das academias que quiserem se regularizar deverão procurar a sede administrativa do CREF em Maceió.