29/09/2025 03:44:23

União dos Palmares
18/02/2014 16:39:16

Por falta de pagamento comerciante suspende fornecimento e presos da 11ª DRP estão passando fome

Por falta de pagamento comerciante suspende fornecimento e presos da 11ª DRP estão passando fome
Ilustração

A mãe de um dos presos da 11ª DRP procurou a redação deste noticioso para denunciar que os custodiados de União dos Palmares que têm parentes na cidade estão dividindo a alimentação com os demais colegas de infortúnio das cidades circunvizinhas porque a alimentação que é fornecida pela Secretaria da Defesa Social foi cortada por falta de pagamento por três meses seguidos.

A reportagem procurou o delegado Isaias Rodrigues que provocado a falar sobre o assunto revelou apenas ‘nada tenho a declarar sobre o assunto’, mas um funcionário de um dos estabelecimentos comerciais onde os viveres são adquiridos confirmou o fato acrescentando ainda que ‘a Delegacia (SDS) é ruim mesmo de pagar. Na ultima vez que isso aconteceu, foi feito um acordo e foi acertado que não ia mais acontecer. Como a crise no comercio é grande e o patrão não tem reserva para abastecer a comida para cerca de 40 pessoas todos os dias, a solução foi suspender o fornecimento’.

Na delegacia ninguém fala sobre o fato, porém, alguns detentos ao pressentir a presença do repórter gritaram para o absurdo ser denunciado. No ultimo final de semana, os 32 presos ameaçaram se rebelar porque durante 48 horas faltou água, oportunidade em que os vasos sanitários não foram lavados e ninguém, nem os policiais tomaram tomaram banho, tornando o ambiente que já é insalubre, insuportável. Os agentes policiais e os detidos estão tomando água em garrafas pet cortadas ao meio por falta de copos descartáveis.

No ultimo dia seis, o Juiz da 1ª Vara de Justiça de União dos Palmares Dr. Ygor Vieira de Figueiredo decretou a interdição do prédio da Regional cujo prazo de remoção seria de 15 dias, porém até agora ninguém foi transferido mesmo porque em outra ocasião também foi determinado o prazo de três meses para a remoção dos presos e o prazo não foi cumprido. Resta a expectativa do dia 21 quando o prazo novamente se expira se não for obedecida a decisão judicial qual será a providencia a ser tomada.

Delegacia distrital de Santana do Mundaú está fechada

Outro fato preocupante pertinente a segurança na região é que a Delegacia distrital de Santana do Mundaú está há quase dois meses desativada. O fechamento temporário foi confirmado pelo Delegado Isaias Rodrigues que alegou falta de pessoal. ‘Naquela distrital existiam quatro agentes de policia se revendo em turnos de 24 horas, mas com o numero crescente de presos em União e a ausência de agentes penitenciários, relocamos os agentes para a Regional e estamos agora aguardando aumento do efetivo para os serviços naquele município serem reativados’ concluiu o delegado.

redação //

 

 


Galeria