Quase quatro anos após ser destruída pela enchente que atingiu Alagoas em junho de 2010, Branquinha começa a ganhar de novo aspecto de município.
Hoje (7), oficialmente, a cidade adquiriu uma área para construir seu Centro Comercial e seu Centro Administrativo.
O Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo prevê a doação da área remanescente do terreno de propriedade do Estado, com um total de 113,22 hectares, que já havia sido destinado para a construção de casas no local.
O texto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado e publicado no Diário Oficial do Estado. Serão contemplados pelo terreno 36 lotes comerciais totalizando 9.552m², além do Centro Administrativo da Prefeitura com área de 82.867,43m².
Segundo a lei, os lotes comerciais serão destinados aos beneficiários previamente cadastrados e/ou ao Município de Branquinha.
No projeto, o Poder Executivo argumentou: “A população daquela municipalidade recebeu novas unidades habitacionais em terreno menos suscetível às enchentes, faltando ainda para completar a feição da nova cidade edificada, construir o Centro Comercial e o Centro Administrativo, na mesma localidade onde hoje residem os habitantes daquele município”.
O objetivo das construções que serão realizadas é “facilitar o dia a dia dos habitantes que disporão de lojas comerciais próximas de suas residências bem como do acesso rápido aos órgãos e entidades que integram a Administração Pública daquele município”.
A Procuradoria Geral do Estado fica incumbida de acompanhar o registro das áreas descritas na Lei.