O prefeito de Palmeira dos Índios James Ribeiro foi absolvido, nesta quarta-feira (05), pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5). O gestor era acusado de envolvimento no esquema conhecido como “Máfia das Ambulâncias” descoberto pela Polícia Federal na Operação Sanguessuga. O resultado julgamento foi de 12 votos a um favoráveis pela absolvição.
Ribeiro, que acompanhou o julgamento em Recife com o advogado Bruno Prata, contou à reportagem do CadaMinuto que entrou como réu no processo após ter recebido uma quantia de R$ 5 mil do empresário Darci Vedoin.
“Em 2004 eu era candidato a prefeito e fui procurado por Vedoin que me fez umas propostas de trabalho, mas eu não aceitei. Depois, como eu estava em campanha, ele fez essa doação para as camisas. Quando a Polícia investigou, viu esse valor depositado na minha conta”, relatou James.
O prefeito disse que com o resultado do julgamento ele “saiu de um pesadelo” que vivia há anos. “Hoje, tudo foi amplamente debatido e a Justiça foi feita. Eu nunca tive nenhum envolvimento com esse esquema”, disse Ribeiro.
Sanguessuga
James Ribeiro e outras 80 pessoas foram denunciados pelo Ministério Público Federal e os processos tramitaram na 7ª Vara da Justiça Federal do Mato Grosso, onde estava localizada a empresa Planam, de Darci e Luiz Antônio Vedoin, considerada pela justiça o núcleo da quadrilha que agia em todo o Brasil.