Em “estado de alerta”, os trabalhadores em educação da rede estadual estiveram reunidos na manhã dessa terça-feira (4), em assembleia geral, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas Sinteal, no bairro do Mutange, em Maceió, para avaliar os resultados da última audiência realizada entre o governador e o sindicato.
Sobre a última audiência, realizada no dia 28 de janeiro, a maior vitória foi o cumprimento do 1/3 de hora-atividade no ano letivo de 2014, cumprindo finalmente o que já é determinado pela lei e que foi uma luta do Sinteal e da categoria nos últimos anos.
Alegando “falta de condições”, o governador reconheceu que a educação merecia e merece uma atenção diferente em sua gestão, mas não avançou nos pontos cobrados pelo Sinteal, como o Plano de Cargos e a capitalização da previdência estadual.
Na promessa de tentar buscar soluções, o Governo marcou nova audiência para o dia 17 de fevereiro, e a categoria decidiu que estará reunida em vigília no horário marcado para a reunião.
Com alguns avanços na negociação, o momento é de expectativa. A categoria já agendou a próxima mobilização para pressionar o governo a avançar ainda mais.
“Os representantes discutirão com o governo, mas ele estará ciente de que teremos uma categoria inteira do lado de fora, aguardando e mobilizada na luta”, afirmou a presidenta do Sinteal, professora Consuelo Correia.