Uma operação policial que mobilizou policiais civis, militares e agentes da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap), Grupo de Intervenção Tática (GIT) e Grupo de Escolta e Remoção (GER) conseguiu transferir, nesta segunda-feira (3), 40 detentos que estavam na Delegacia Regional de Santana do Ipanema para o Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.
Os presos transferidos fazem parte do total de 64 pessoas, entre 61 homens e 3 mulheres que estavam na unidade prisional do Sertão.
O Presídio do Agreste foi inaugurado no ano passado e tem capacidade para 800 reeducandos. Até o momento, mais de 600 detentos já foram transferidos para o estabelecimento prisional.
Alguns procedimentos foram realizados antes da transferência dos presos. Os selecionados passaram por uma vistoria e foram realizados os cortes de cabelos. Os presos tiveram as cabeças raspadas.
Os detentos não levaram nenhum pertence, uma vez que todo o material, como roupas e alimentos, será fornecido pelo próprio sistema penitenciário.
Ainda durante a operação, uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) teve de ser acionada porque um dos presos que seria transferido precisou de atendimento médico.
Agora, na Delegacia Regional de Santana do Ipanema restaram 24 detentos, sendo 21 homens e três mulheres.