g1-al //
Os militares aceitaram a proposta da Secretaria de Estado da gestão pública (Segesp) em relação a mudanças nos projetos da categoria enviados para a Assembleia Legislativa (ALE) de Alagoas. Em assembleia na noite desta quinta-feira (30), lideranças apresentaram a proposta de mudança feita pela Secretaria de Estado de Gestão Pública (Segesp), que foi aceita pela maioria.
O reajuste foi uma das reivindicações das categorias, no final do ano passado, quando elas se mobilizaram e decidiram pela Operação Padrão. Após reunião que encerrou o movimento, ficou acordado que seriam enviados três projetos para a ALE no início deste ano. Além do subsídio, foi enviado também o Serviço Voluntário Remunerado. O outro projeto, que prevê a Lei de Promoções da categoria, ficou para ser apreciado em março.
No entanto, no projeto enviado na última semana pelo Executivo à ALE havia pontos de discordância com o que foi acordado com o governo do estado, segundo a categoria. Eles ameaçam retomar a Operação Padrão e impedir que o projeto fosse votado caso o governo não fizesse as alterações reivindicadas.
Antes da assembleia, lideranças sindicais se reuniram com o secretário de Estado da Gestão Pública, Alexandre Lajes, para debater os pontos de discordância apontadas nos projetos. O governo propôs algumas mudanças no projeto enviado para a ALE. As mudanças foram aprovadas pelas lideranças e levadas a assembleia, que aconteceu na Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal).
Dentre as alterações que ficaram de ser feitas pela Segesp está o IPCA e o nivelamento dos oficiais. Também foi acertado o Serviço Remunerado do militar e alguns valores para pagamento de fardamento e alimentação, que serão depositados direto no salário.
O projeto com as modificações deverá ser votado na sessão da Assembleia Legislativa (ALE) de Alagoas na próxima terça-feira (4).