correiodealagoas //
g1
Relatório divulgado pela
Unesco nesta quarta-feira (29) aponta que o Brasil aparece em 8º lugar entre os
países com mais adultos analfabetos.
No total há 774 milhões de
adultos analfabetos no mundo (dos quais 64% são mulheres), 72% deles estão em
dez países, entre eles o Brasil. Os dados estão no 11° Relatório de
Monitoramento Global de Educação para Todos.
O estudo mapeou os principais
desafios da educação no mundo. A crise na aprendizagem não é só no Brasil, é
mundial. O problema está relacionado com a qualidade da educação e faltam
atrativos suficientes nas aulas e treinamento adequado para os professores, de
acordo com a Unesco.
No Brasil atualmente menos de
10% estão fazendo cursos de formação custeados pelo governo federal, segundo
dados do Ministério da Educação.
Entre os países analisados,
um terço tem menos de 75% dos professores de ensino primário treinados. Quanto
ao investimento, dos 150 países analisados, apenas 41 atingiram a meta, ou
seja, aplicaram em educação 6% ou mais do PIB, que é a soma de todas as
riquezas. O Brasil é um deles, mas o gasto anual por aluno da educação básica é
de cerca de R$ 5 mil. Em países ricos, o valor é três vezes maior.
Meta até 2015
No Fórum Mundial de Educação realizado em 2000, 164 países, entre eles o
Brasil, 35 instituições internacionais e 127 organizações não-governamentais
adotaram o Marco de Ação de Dacar, comprometendo-se a dedicar os recursos e esforços
necessários para melhorar a educação até 2015.
Seis objetivos foram
traçados: os países devem expandir cuidados na primeira infância e educação;
universalizar o ensino primário; promover as competências de aprendizagem e de
vida para jovens e adultos; reduzir o analfabetismo em 50%; alcançar a paridade
e igualdade de gênero e melhorar a qualidade da educação.
Segundo o relatório, o
compromisso não será atingido globalmente, apesar de alguns países terem
apresentado avanços.
A taxa global de alfabetização
de adultos passou de 76% para 82% entre os períodos de 1985-1994 e 1995-2004.
Porém, em termos globais, as taxas de alfabetização de adultos permanecem bem
abaixo da média na Ásia Meridional e Ocidental e na África ao sul do Saara
(aproximadamente 60%), assim como nos Estados Árabes e no Caribe
(aproximadamente 70%).