29/09/2025 02:01:15

Maceió
27/01/2014 16:19:20

Defesa Social anuncia pacote de medidas de combate à violência

Defesa Social anuncia pacote de medidas de combate à violência
Secretár4io reúne cúpula da SEDS para traçar estratégias

tudonahora //

 

O secretário de Defesa Social Eduardo Tavares anunciou nesta segunda-feira (27), durante entrevista coletiva as cinco primeiras ações emergenciais que visam combater o crime em todas as regiões de Alagoas, principalmente na capital, Maceió.

A primeira delas é instituir a operação Patrulha na Rua, que terá viaturas e guarnições espalhadas pelos bairros considerados críticos em Maceió, onde cada veículo terá disponível um celular operacional para que a comunidade possa entrar em contato fazendo denúncias. O número de contato estará fixado no lado de fora, na lataria de cada viatura, facilitando assim a comunicação entre comunidade e policiais.

Outra ação que visa dar mais segurança não só aos moradores, mas principalmente aos turistas que estão visitando Alagoas, é o retorno da Operação Policial Litorânea (Oplit). O principal objetivo é impedir que ações criminosas sejam praticadas principalmente nos bairros da Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca.

Fazer operações de saturação com frenquência, onde localidades consideradas críticas quanto ao número de assassinatos ou à negociação envolvendo tráfico de drogas são "varridas" por militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), em busca de bandidos, também é apontada pelo secretário como muito eficaz, já que as operações impedem que novas ocorrências ocorram justamente pelas atividades serem desbaratadas pela polícia.

De acordo com Eduardo Tavares, os agentes penitenciários que deveriam estar dentro do sistema carcerário mas foram desviados para outras funções serão deolvidos aos seus antigos cargos. "Não podemos admitir que o sistema prisional fique desassistido por conta de problemas internos", comentou.

Os limites da Capital também estão sendo monitorados pela segurança pública. Todos os pontos de saída estão com guardas de prontidão que fortalecem as barreiras.