joãopaulofarias //
texto e fotos
Milhares de católicos acompanharam na noite desta quinta-feira, 23, a procissão da bandeira de Santa Maria Madalena, padroeira de União dos Palmares.
O ato religioso segue a programação dos 179 anos da Festa da Padroeira do município, que tem inicia com a procissão do mastro e termina com o descerramento da bandeira no dia 03 de fevereiro.
Durante o percurso era possível notar demonstração de fé e devoção a Santa, os fiéis cantavam e traziam nas mãos lamparinas.
O pároco da Igreja Matriz, José Clerinaldo, falou da importância da veneração a Maria Madalena, e disse que “a procissão é um momento de reflexão e não para conversas paralelas”, pontuou o padre.
O momento também foi para homenagear a funcionária pública Cléria Lilian, conhecida como “Kely”, assassinada em março de 2013. Kely foi à doadora da bandeira naquele ano e foi lembrada nas palavras do pároco como uma “guerreira que devido à violência não pode estar conosco hoje”, disse Clerinaldo, que rezou uma ave-maria com os fiéis.
Ao chegar à Praça Basiliano Sarmento, mais de cinco mil pessoas, assistiram ao hasteamento da bandeira no mastro que tem 22 metros. A bandeira fica durante as dez noites de festa, que inicia hoje, 24 e tem como dia principal, 2 de fevereiro, com uma grande procissão da padroeira.