29/09/2025 02:04:52

União dos Palmares
22/01/2014 17:20:50

Demora na reforma da agência do INSS de União dos Palmares causa transfornos aos segurados e comunidades

Para muitos, a reforma do teto bateu todos os recordes, devendo figurar no 'Ginless'

Demora na reforma da agência do INSS de União dos Palmares causa transfornos aos segurados e comunidades
Sede já estaria pronta... por que não funciona?

No próximo dia quatro de janeiro a obra de restauração da sede do INSS em União dos Palmares completará dois anos, sem que, contudo esteja acabada, obrigando desta forma os segurados da região da Mata de Alagoas (compreendendo-se os municípios de Santana do Mundaú, Ibateguara, São José da Laje e União dos Palmares) a se deslocarem até Murici (terra do Presidente do Congresso Nacional Senador Renan Calheiros e do provável candidato a governador seu filho deputado federal Renan Filho).

O fato tem gerado reclamações e manifestações contrárias da comunidade que se sente prejudicada, mesmo porque a agência de União dos Palmares parou após menos de quatro anos do ultimo reparo. Sob a alegação de ‘ampliação’, os serviços foram transferidos para o vizinho município de Murici e com eles o deslocamento dos funcionários e dos segurados.

O mais interessante e que deixa a população intrigada é que as obras não ampliaram a agência e se concentraram no teto (veja foto que acompanha a matéria). Várias desculpas esfarrapadas foram dadas como, por exemplo, que o INSS teria aberto um procedimento pelo não cumprimento com o cronograma de serviços através a empresa contratada, mas esta, apesar das paralisações constantes continuou executando os serviços. Em certa ocasião, foi alegada a ‘falta de areia e cimento’ para a interrupção das obras.

O advogado e jornalista palmarino Bruno Monteiro ao ler denuncia sobre o assunto formulado por este noticioso procurou a ouvidoria da instituição que na ocasião afirmou que ‘a agência de União dos Palmares está funcionando normalmente’. Inconformado com a contradição das informações, o causídico apelou ao Ministério Público Federal restando agora aguardar a manifestação do órgão porque teria sido o próprio INSS que informou que a agência sem adiamento voltaria a funcionar no ultimo mês de setembro.

A câmara de Vereadores de União dos Palmares também acionou a Superintendência Regional do INSS através do vereador Manoel da Silva do PT conhecido como ‘Preguinho’ que teve requerimento aprovado por unanimidade argüindo sobre o assunto, e nunca recebeu resposta daquele órgão.

Paralelo ao que muitos consideram de abuso, rumores dão conta que o atraso na obra se deve a interesses políticos em centralizar os órgãos federais na cidade de Murici para desta forma tornar a cidade como ‘Municipio Pólo’ da região da Mata Alagoana ao custo do sofrimento de enfermos, idosos e deficientes que moram em locais distantes a exemplo do distrito de Munguba na zona rural de Santana do Mundaú, cuja trajeto entre suas moradias e a agência de Murici exige troca de três transportes no verão e no inverno quando a estrada ao local fica instransponível, a locomoção é feita no lombo de burros ou cavalos.

redação //


Galeria