29/09/2025 00:26:04

Maceió
20/01/2014 07:31:20

Jovem morre em Fernão Velho após protesto contra violência

Jovem morre em Fernão Velho após protesto contra violência
Protesto de moradores em Fernão Velho

gazetaweb //

Inconformados com o possível fim da maior festa do bairro, dezenas de moradores de Fernão Velho, em Maceió, se reuniram e levaram, no final da manhã deste domingo (19), o Bloco do Boi para as ruas em protesto. Após a manifestação, uma pessoa foi assassinada na região, na "Feirinha de Fernão Velho".

Jailson Romão Lopes, de 19 anos, foi atingido por três tiros: um na cabeça, outro no tórax e o terceiro no braço. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Não há pistas de quem cometeu o crime.

Devido à violência na região, o tradicional Bloco do Boi estava ameaçado este ano. Emissoras de rádio chegaram a divulgar que o bloco não ia às ruas neste terceiro domingo de janeiro (19), como prevê a tradição.

Morador da comunidade, André Avelino dos Santos, disse que o bloco é do povo de Fernão Velho e não pode acabar. "O Bloco do Boi tem mais de 60 anos, é o maior da região e não pode ter fim assim. Várias pessoas de outros estados do país já vieram prestigiar o bloco e, por isso, nós moradores resolvemos levá-lo para as ruas este ano", desabafou André.

Sobre a violência no bairro, André Avelino disse que as pessoas não são da região. "São pessoas de fora do bairro que vêm para cá cometer crimes, não são pessoas que moram aqui em Fernão Velho", afirmou.

Organizadores da festa estimam que cerca de 100 pessoas foram às ruas neste domingo para prestigiar o Bloco do Boi, festa tradicional de Fernão Velho.