Neste primeiro semestre de 2014, serão abertas 14,6 mil vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos para 68 municípios alagoanos, informou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
As capacitações serão oferecidas por uma modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vinculada ao Brasil Sem Miséria, plano de combate à extrema pobreza do governo federal lançado em junho de 2011.
“Nós estamos conseguindo levar cursos de qualificação profissional de altíssima qualidade para esse público que, muitas vezes, não tem nem o ensino fundamental completo e que não tinha acesso a esses cursos. Agora passou a ter”, disse a ministra Tereza Campello, que falou à Gazeta de Alagoas com exclusividade, por telefone, na última quinta-feira.
“Alagoas está indo muito bem. Recentemente nós tivemos uma formatura muito grande, de muitos alunos, em Arapiraca. E só para se ter uma ideia, Maceió está em segundo lugar, entre as capitais, com melhor desempenho no Pronatec”.
De acordo com o MDS, para todo o País serão ofertadas 763 mil vagas e desde 2012, o Pronatec do Brasil Sem Miséria recebeu 842 mil matrículas – 30,8 mil para Alagoas. Entre os cursos que foram oferecidos estão auxiliar administrativo, operador de computador, eletricista instalador predial, pedreiro, aplicador de revestimento cerâmico, soldador e frentista, segundo a própria ministra.
De acordo com avaliação do MDS, desde que foi implantado, o plano Brasil Sem Miséria fez com que mais de 22 milhões de pessoas no País saíssem da extrema pobreza; 811,5 mil só em Alagoas.