29/09/2025 00:26:32

União dos Palmares
20/01/2014 07:38:02

Multidão participa da 'Procissão do Mastro' de Santa Maria Madalena em União

Multidão participa da 'Procissão do Mastro' de Santa Maria Madalena em União
Desde cedo fieis aguardavam o momento de carregar o pesado mastro

Observadores estimam que cerca de seis mil pessoas compareceram na tarde deste domingo (19) a tradicional ‘Procissão do Mastro’ evento religioso que se repete há 179 anos no município, abrindo desta forma as comemorações alusivas a padroeira Santa Maria Madalena. A ‘Procissão do Mastro’ como é conhecida consiste na remoção à tração humana de um mastro de madeira de eucalipto (este ano de 23 metros de altura) desde o inicio da Rua Juvenal Mendonça até a Praça Basiliano Sarmento onde é erguido pelos fieis defronte e Matriz de Santa Maria Madalena.

Ainda em cumprimento a tradição secular, centenas de cavaleiros e amazonas acompanharam o cortejo seguidos de motocicletas, bicicletas, carroças além de um mar de fieis – alguns deles vestidos de forma pouca comum como freiras e freis – que aproveitaram o evento para ‘pagar’ (agradecer) graças recebidas.

O vigário-geral padre Clerinaldo disse que uma vasta programação religiosa está prevista para acontecer a partir do próximo dia 23 quando haverá a ‘Procissão Luminosa’ (oportunidade em que os fieis carregam lanternas acesas acompanhando a bandeira pintada a óleo) cujo percurso é da Casa Paroquial até a Praça Basiliano Sarmento onde a bandeira será içada no mastro e tremulará no alto como se observasse toda União dos Palmares até o próximo dia 03 de fevereiro data final das comemorações.

A assessoria do religioso informou ainda que todas as nove noites acontecerão novenas com a participação dos segmentos sociais e religiosos do município. Há também a previsão do funcionamento de parques de diversões, barracas que vão comercializar comidas típicas da região, quermesses, leilão de gado e outros animais doados pelos fieis, bingos além de folguedos populares que se juntarão a apresentação de bandas musicais patrocinadas pelo comércio e industria do município e da região.

Para o dia principal da festa, 02 de fevereiro, os católicos estimam que a cidade receberá cerca de 30 mil visitantes que são palmarinos ausentes que aproveitam a ocasião para visitar suas famílias e rever amigos, turistas e pessoas residentes em todo interior do estado e até do estado de Pernambuco.

ninaesol //

na ausência do redator

fotos nal fotógrafo


Galeria