A comunidade católica de União dos Palmares começa neste domingo dia 19 de janeiro a comemoração alusiva a sua padroeira Santa Maria Madalena, cuja história transcende dois séculos e que a cada ano ganha novos adeptos entre estes turistas e visitantes o que torna o festejo que vai se estender até o dia 03 de fevereiro o maior evento religioso do interior de Alagoas.
Segundo a secretária de Turismo de União dos Palmares Genisete Sarmento ‘pouca gente tem conhecimento do fato, porém, em 1810 após uma enchente que destruiu a capelinha de Santa Maria Madalena na margem do Rio Mundaú a intendência (espécie de administração municipal à moda antiga) doou o terreno onde hoje se ergue a Matriz de Santa Maria Madalena para ser a nova Casa de Orações dos adeptos da santa.
Genisete que também é historiadora e pesquisadora da história de União dos Palmares continuou seu relato afirmando que ‘as comemorações como procissão, novenas e demais atos religiosos na verdade completam 179 anos, mas antes o dia maior da festa era comemorado no mês de julho em pleno inverno, somente mudado com o consenso dos religiosos para o mês de janeiro por ser época de verão ’ concluiu a secretária.
Muitos histórias envolvem a história da devoção do povo pela santa em União dos Palmares. Porém prevalecem manifestações antigas sem as quais a festa perderia seu brilho como, por exemplo, o sacrifício em carregar o mastro (pau grande e reto retirado das matas da região) pelas ruas da cidade em um percurso de quase dois quilômetros sempre acompanhado de banda de pífanos, carroças, cavalos, motocicletas, bicicletas e uma imensa multidão.
Não se pode deixar de registrar os pedidos a santa como o pagamento das promessas que fazem registros a parte, além do sacrifício sobre-humano em erguer o mastro defronte a majestosa matriz. Todas estes detalhes revestidos de Fé e Esperança emprestam ao município um caráter religioso sem precedentes.
Os ofícios religiosos terão inicio na próxima quinta feira na nave na Igreja, e no próximo dia 02 acontece a Procissão pelas ruas da cidade (quando todas as representativas religiosas saem da igreja em estandartes ornamentados acompanhados de seus fieis), e no dia 03 o descerramento da bandeira do mastro encerra a festa Todo o entorno do pátio da festa na Praça Basiliano Sarmento (onde se ergue a igreja matriz) no centro da cidade estará ocupado por barracas, parques de diversões, e todas as noites a partir do dia 23, um conjunto musical se apresentará.
redação //
fonte genisete sarmento