29/09/2025 01:55:44

Alagoas
18/01/2014 12:28:06

Agentes Penitenciários suspendem greve após reunião com Eduardo Tavares

Agentes Penitenciários suspendem greve após reunião com Eduardo Tavares
Ilustração
  1. cadaminuto //
  2. gilca cinara
  3. A paralisação dos Agentes Penitenciários anunciada para a manhã deste sábado (18) foi suspensa após uma reunião entre os membros do sindicato e o secretário de Defesa Social, Eduardo Tavares. O encontro ocorreu ainda na noite de ontem e a suspensão foi deliberada em assembleia geral, nesta manhã.

    De acordo com o presidente da entidade, Jarbas Souza, Tavares se comprometeu em resolver as pendências da categoria, mas pediu um tempo para que todas as questões fossem analisadas. “Foi um debate muito intenso, mas estamos dando esse voto de confiança ao novo secretário para que ele possa ter um curto intervalo de tempo para resolver as nossas questões”, afirmou Souza.

    Segundo ele, a greve foi suspensa, mas os agentes manterão o estado de estado de greve, até que os pontos colocados na reunião sejam resolvidos. Souza explicou que a partir de segunda os agentes irão acampar na frente da Secretaria de Defesa Social, localizada no Centro, para cobrar celeridade no processo.

    “Infelizmente não podemos esperar 10 a 15 dias para que os problemas do sistema prisional sejam resolvidos, já que se trata de problemas relativos à segurança das unidades e também dos servidores. Vamos passar essa semana aguardando uma resposta para só então tomar alguma posição”, enfatizou.

    Extensão do ‘Bico Legal’

    Como forma de resolver a situação de falta de Agentes Penitenciários nas unidades prisionais, Jarbas Souza afirmou que a categoria vai pleitear a extensão do Serviço Voluntário Remunerado, dados aos policiais militares, também a categoria. Segundo ele, essa é uma medida “paliativa” de concentrar um número maior de agentes nos presídios, sem que o servidor deixe de receber pelo trabalho.

    “Isso resolveria um terço da situação atual e ainda proporcionaria uma remuneração extra para os agentes”.