29/09/2025 01:55:42

Alagoas
16/01/2014 18:15:51

Nova adutora do Agreste entra em testes no final de março deste ano

Nova adutora do Agreste entra em testes no final de março deste ano
Obras serão testadas em março

robertogonçalves //

A nova adutora do Agreste, um investimento do Governo do Estado da ordem de R$ 143 milhões avança do município de Traipu no morro da Mombaça na captação as margens do Rio São Francisco até Arapiraca numa extensão de 57 quilômetros.

Desse total, 37 quilômetros e 110 metros já foram concluídos pelas oito frentes de assentamento de dutos num trabalho dia e noite pela construtora Grupo Galvão. De acordo com o gerente de produção,o engenheiro Francisco Bernardes Bezerra Neto 600 operários do Grupo Galvão e 200 de empresa terceirizada trabalham ao longo da adutora margeando a Al-110.

Explicou o técnico que, até o final do mês de fevereiro os trabalhos de assentamento de dutos estarão concluídos e os testes devem ser realizados no fim de março deste ano. Os dutos tem diâmetro de 700 milímetros. No final da adutora em Arapiraca está sendo construída a Estação de Tratamento em uma área próxima ao Campus avançado da Universidade Federal de Alagoas – (Ufal).

A produção de água através da nova adutora do Agreste será da ordem de 1.500 metros cúbicos por hora sendo, 1.000 metros cúbicos hora de água tratada diretamente para Arapiraca e 500 metros cúbicos hora de água bruta para a Mineradora Vale Verde no município de Craíbas.

Com os sistemas novo e atual a produção passará para três mil metros cúbicos por hora. O sistema vai solucionar todo o problema de abastecimento de água em Arapiraca e mais 10 cidades do seu entorno por 30 anos.

Os municípios beneficiados são; Arapiraca, Craíbas, Igaci, Girau do Ponciano, Campo Grande, Coité do Noia, São Brás, Lagoa da Canoa,Olho D’água Grande e Feira Grande. Todos os municípios estão localizados na Região Metropolitana do Agreste – (RMA). São parceiros no empreendimento o Estado de Alagoas e CAB Águas do Agreste.