Três assaltos a mão armada a lojas no centro de União dos Palmares sendo dois na segunda feira e outro ontem (14) aumentaram a apreensão entre os comerciantes que devem se reunir com as autoridades do município na próxima segunda feira dia 20 no auditório da Prefeitura para um debate sobre a segurança na cidade.
É do conhecimento de toda comunidade que o contingente policial lotado no 2º BPM que seria encarregado do policiamento nas ruas e da 11º DRP (cujo delegado responde sozinho pela Delegacia Regional e pelas distritais de Murici e Branquinha), a exemplo de todo estado é insuficiente, porém como o município margeia a BR-104 e é o ultimo antes da divisa com o Estado de Pernambuco para quem trafega na importante rodovia a comunidade começa e se unir e cobrar do governo estadual medidas urgentes no crescente indice de criminalide.
Um comerciante que no inicio deste ano foi uma das vitimas dos assaltantes e que por medida de segurança preferiu omitir sua identidade perguntado sobre o assunto, foi claro ao dizer que ‘toda sociedade sabe que a culpa do crescimento da violência em União dos Palmares não pode ser imputada nem ao delegado tampouco a polícia Militar pelo fatos destas instituições trabalharem limitadas a pequenos efetivos e sem a minima infra-estrutura. Voltaremos nossos pedidos na próxima segunda feira para o novo Secretário de Defesa Social’ disse o empresário que seguiu seu desabafo: ‘Hoje, o município dispõe de um Delegado Regional que está ganhando credibilidade junto a sociedade, porém, se você atentar para as condições da Delegacia Regional desde a estrutura física do prédio até as viaturas de uso da policia você vai entender porque a segurança em nosso município é falha’ sentenciou o comerciante.
Um cidadão cuja filha de 13 anos que é estudante teve um telefone celular tomado de assalto por um adolescente armado com uma pista foi mais além ao afirmar que ‘União até bem pouco tempo passado era uma cidade pacata, porém, com o crescimento da população e a curta distancia entre o município, a divisa do estado e Maceió junto a facilidade de transporte além dos bandidos terem conhecimento que as policiais locais estão desaparelhadas, a coisa mudou de rumo e o que se vê nada é mais que um desafio dos bandidos para com a sociedade. O pai de família trabalha tanto para dar as coisas aos seus filhos e o que acontece é isto. A culpa é do governo do Estado’ disse o homem desolado.
Espera-se para o lançamento da campanha ‘União Contra a Violência’ na próxima segunda feira as 19:00 horas no Auditório da Prefeitura Municipal, a presença maciça das autoridades policiais, judiciárias, empresários, comerciantes, lideranças comunitárias, religiosos, estudantes e vitimas da ação dos marginais, a presença de mais de 500 pessoas que devem debater a violência implantada no município. O Sindlojas (Sindicato dos Lojistas de União dos Palmares) dirigido pelo empresário Adeildo Sotero é o responsável pelo movimento que agora terá adesão de toda sociedade.
redação //