A escalada da violência na Zona de Mata de Alagoas deixou a comunidade assustada e demonstrou ao contribuinte a fragilidade do aparelho policial nesta região do estado que faz fronteira com o Estado de Pernambuco.
O resumo do final de semana (de sexta as 00 horas do domingo):
Santana do Mundaú
Por volta das 21:30 horas da noite do sábado dia 21, na localidade conhecida como ‘Gravatazinho’ na zona rural de Santana do Mundaú foi executado a golpes de faca peixeira o agricultor Ivan Cipriano da Silva, vulgo ‘Zé do Dólar’ casado de 27 anos, residente no sitio ‘Casa de Palha’ na mesma região. Segundo testemunhas disseram a policia, Ivan bebia em companhia de dois parceiros, um deles homônimo identificado como Ivan Bezerra de Souza vulgo ‘Caçula’ que atingiu o ‘amigo’ com duas facadas certeiras na altura do abdome. ‘Zé do Dólar’ morreu no local da briga ao lado da faca de seu algoz que fugiu sem deixar vestígios.
No sitio ‘Cigarra’ também na zona rural de Santana do Mundaú, um elemento que não teve a identidade revelada desferiu vários golpes de foice em seu desafeto o agricultor José Nilson Marques da Silva de 29 anos residente no local onde foi agredido. A vitima foi socorrida por uma ambulância da Prefeitura Municipal daquela cidade até a unidade de Emergência do Hospital Regional São Vicente de Paulo, recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado para o HGE em Maceió onde se encontra na sala vermelha em recuperação.
Branquinha
Na cidade de Branquinha, também foi morto a golpes de faca peixeira o auxiliar de serviços gerais identificado como Alexandre Marques da Silva de 20 anos de idade que morreu próximo de sua residência na Rua Manoel Maia Gomes no centro daquela cidade.
União dos Palmares
Também na sexta feira (21), as 21:43, deu entrada na unidade de emergência do Hospital São Vicente de Paulo o auxiliar de serviços gerais William de Sena de 24 anos de idade, residente na Travessa Dr. Antonio Arecipo conhecida como ‘Beco do Urubu’ na periferia de União dos Palmares. Testemunhas disseram a policia que a vitima estava em sua residência assistindo televisão em companhia de seus familiares quando alguém chamou pelo seu nome.
Quando William saiu de casa foi surpreendido por um golpe de facão que lhe atingiu a cabeça oportunidade em que uma terceira pessoa teria gritado para o agressor: ‘sujou, parceiro, o homem não é esse não’. Mesmo assim, William foi novamente atingido. Socorrida, a vitima eu estava lúcida foi transportado por uma ambulância da SAMU para o HGE em Maceió onde se encontra em observação.
Na noite deste domingo dia 22, o agricultor Heleno Francisco da Silva de 20 anos de idade, casado, foi atingido por dois disparos de revolver provavelmente calibre 38 quando chegava a sua residência na Quadra S casa 37 do Conjunto Nova Esperança na periferia de União dos Palmares. Policiais da vitima que acompanharam os primeiros socorros ainda em União dos Palmares disseram ao chefe de expediente George da equipe do Delegado Mario Jorge que desconhecem se Heleno tinha contraído inimizades recentemente.
Lúcida, a vitima antes de ser transportada para o HGE em Maceió disse que não sabe a quem atribuir a agressão.
Desaparelhamento da Polícia
Um registro pelo menos inusitado foi feita por populares e pela reportagem> uma unidade do IML que havia recolhido o cadáver de Alexandre Marques em Branquinha após passar pela 11ª DRPO em União dos Palmares com destino a Fazenda ‘Gravatazinho’ na zona rural de Santana do Mundaú por volta das 7:45 da manhã somente voltou perto das 14 horas rebocada por uma veraneio da PC, pois quebrou no trajeto.
A ambulância é o segundo carro ‘depositado’ defronte a Regional, pois desde o inicio da semana um carro da marca Audi descaracterizado está estacionado com o motor batido. O fato para a comunidade é uma demonstração da fragilidade da estrutura da policia a disposição da sociedade da Zona da Mata alagoana.
redação //