orelâmpago //
joão paulo farias
Uma denúncia feita por um trabalhador rural à vigilância sanitária de União dos Palmares, dizendo que havia seringas e remédios no meio do canavial localizado na estrada que dá acesso à Serra da Barriga e à Usina Lajinha, zona rural do município, foi constatada na manhã de hoje, 20.
O achado, segundo o agricultor Miguel Gomes, que é funcionário da usina, foi encontrado na tarde desta quinta-feira, 19, por ele e um amigo. “Achei esse monte de remédios e seringas e logo chamei o agente de saúde aqui da região”, disse Gomes. Ele contou à reportagem que um amigo dele chegou a se machucar com uma das seringas, e ressaltou o perigo que o material pode causar às pessoas que trabalham no canavial.
Ao chegar ao local, foram encontradas diversas caixas de medicamentos em comprimidos e líquidos, como também dezenas de seringas e ampolas, todas com data de vencimento de junho deste ano. Numa das caixas que abrigavam os medicamentos, havia escrito: Fundo Municipal de Saúde de Branquinha, constatando dessa forma que a origem do lixo é do município vizinho, que fica a cerca de 10 km de União.
A equipe da Vigilância Sanitária de União dos Palmares esteve no local e segundo o coordenador, Edson Barbosa, as providências serão tomadas: “Vou fazer um relatório que será encaminhado ao Ministério Público para que o município de Branquinha responda judicialmente por colocar lixo hospitalar em local irregular”, disse o coordenador, completando que irá recolher o lixo para evitar acidentes, já que dezenas de funcionários do corte de cana trabalham na região, como também a contaminação do solo.