O Movimento ‘O povo Bota, o Povo Tira’ liderado por um ex-presidente de uma instituição estudantil e dois lideres comunitários de bairros periféricos de União dos Palmares reuniu na noite desta segunda feira (16) entre 150 e 200 pessoas que se aglomeraram nas proximidades da Câmara Municipal de Vereadores e no auditório do plenário onde foi entregue a Mesa Diretora da Casa um documento contendo denuncias sobre supostas irregularidades no governo do Dr. Beto Baia.
No transcorrer da sessão e quebrando o protocolo, foi concedida a palavra a três dos lideres do movimento que em seus pronunciamentos teceram várias criticas a administração municipal. Aparteados por alguns vereadores, os manifestantes deixaram transparecer em alguns momentos tendências políticas contrárias a administração municipal, mas conseguiram seu objetivo que foi entregar aos edis os documentos que serão analisados por comissões competentes para então o Poder Legislativo se posicionar sobre as denuncias.
Houve momentos de tensão quando alguns vereadores do ‘bloco dos 8’ (oposição) inicialmente alegaram a necessidade de uma verificação cautelosa das reinvidicações, chegando a platéia a vaiar alguns legisladores. O presidente da Casa vereador Benedito José dos Santos (PRB) foi o mediador, mas no final os manifestantes concordaram em aguardar um pronunciamento do legislativo municipal.
Um fato pelo menos inusitado foi notado durante a manifestação: um mini-trio elétrico pertencente a um empresário local que foi cedido a titulo gratuito ao atual Prefeito era quem servia aos manifestantes com seu poderoso som. Após a sessão e o convencimento dos lideres dos protestos, algumas pessoas ainda teceram criticas ao Prefeito Dr. Beto Baia e sua equipe no lado externo do Poder Legislativo.
Na Prefeitura na manhã desta terça feira, ninguém quis se manifestar a respeito do assunto.
redação //