alagoas24horas //
milton rodrigues
Cerca de duas mil pessoas são esperadas para o cortejo em homenagem a Iemanjá – orixá que representa a “rainha das águas” – durante esse domingo (08), na orla da capital alagoana.
Antes da procissão, marcada para as 3h na Ponta Verde, que tem por destino a Praça Multieventos, na Pajuçara, vários integrantes de grupos religiosos de matrizes africanas iniciaram suas homenagens ainda nas primeiras horas de hoje. Com batuques, danças e oferendas levadas ao mar, a atividade deve se estender durante todo o dia, onde haverá apresentações culturais de capoeira e maracatu na Multieventos.
Nas areias do mar de Pajuçara diversos membros de Casas de Axé da capital e do interior prestam a sua homenagem. Para Diana Aleixo, representante da Casa Vale do Sol Tatiara, sediada no bairro do Prado, o momento é importante, pois Iemanjá é um dos orixás mais populares e que celebra a natureza.
“Iemanjá representa o mar, que é a harmonia e o equilíbrio. É ela quem traz proteção para os pescadores, mas nessa celebração em especial, ela vem como a mãe da terra, pois o planeta é composto pela água em sua extensão. É nela que a gente se entrega e pede proteção”, diz Diana.
O dia celebrado pelas religiões de matrizes africanas também é de comemoração para os adeptos da Igreja Católica que comemoram o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Diversas igrejas realizam missas na capital e no interior e procissões em homenagem à Santa.