28/09/2025 20:53:58

Saúde
08/11/2013 23:37:53

Quando a pressão está alta e sinto ânsia de vômitos isso é um mau sinal?

Quando a pressão está alta e sinto ânsia de vômitos isso é um mau sinal?
Dr. Marco Mota

dr.marcomota //

 

Estimado leitor é bom que saiba que nem sempre a pressão alta provoca sintoma. A única maneira eficiente para saber se a pressão está normal ou alta é fazendo a medida regular da pressão arterial. Para isso, deve-se utilizar equipamentos validados e calibrados, além do uso adequado da técnica de medida da pressão arterial que recomenda: repouso de 5 minutos em ambiente confortável, bexiga vazia, estar sentado, pernas descruzadas, pés apoiados no chão e com o braço colocado à altura do coração.

É recomendado que a pressão seja medida pelo menos por três vezes, e considerada como a pressão ideal a média das duas últimas.

Quando a pressão alta dá sintomas o mais comum é a presença de cefaleia (dor de cabeça) localizada na região da nuca. A dor de cabeça geralmente é matinal de vai melhorando durante o dia. Também não existe uma correlação muito direta do sintoma com o nível de pressão anotado.

Outras vezes a própria dor de cabeça é que faz a pressão subir. Pessoas que apresentam quadros de enxaqueca podem ter pressão alta por conta da dor de cabeça. Qualquer estimulo de dor pode fazer com a que a pressão suba.

Outros sintomas podem acontecer e significar a presença de pressão elevada. Um desses sintomas é náuseas (podendo ser acompanhada de vômitos). Quando a pressão sobe muito pode trazer problema para o cérebro e o aparecimento de náuseas e vômitos, muitas vezes acompanhados de sintomas visuais (visão dupla), pode significar quadros mais sérios e sinalizar até o inicio de acidentes vasculares cerebrais (uma complicação muito comum em hipertensão descontrolada).

Sendo assim é recomendado que diante do aparecimento desses sintomas um serviço de emergência deva ser procurado para verificar a necessidade do uso de medicamentos próprios a essas situações.

Hipertensão dá poucos sintomas, mas o aparecimento de alguns sintomas pode denunciar que a hipertensão requer um tratamento emergencial.

Marco Mota

É médico cardiologista

E-mail:mota-gomes@uol.com.br