28/09/2025 22:26:03

União dos Palmares
06/11/2013 11:28:29

Golpe pela internet: paranaense é cobrada por compra feita em União dos Palmares

Golpe pela internet: paranaense é cobrada por compra feita em União dos Palmares
Foto Ilustrativa

tudonahora //

 

Hoje em dia, com a facilidade da internet, é cada vez maior o número de pessoas que optam pelo conforto de suas casas na hora de comprar alguma coisa. Se por um lado os sites de compras on line facilitam a vida do cliente, por outro, eles aumentam as chances desse consumidor chegar a ser vítima de um golpe ao fornecer seus dados pessoais durante a aquisição de um novo produto.

 

Este foi o caso da paranaense Veranisia Ribeiro da Ota, que descobriu no último sábado (02), que teve suas informações utilizadas numa compra pela web. “Como o meu cartão foi roubado e cancelado logo após, imagino que alguém teve acesso aos dados que eu cadastrei no comprafácil.com (site de compras pela internet) e, logo após, realizou a compra”, contou.

 

A estilista, que mora na cidade de Maringá, disse que teve sorte ao receber o e-mail e uma ligação de confirmação do site de compras antes de receber a cobrança. Foi neste momento, que ela constatou que o endereço utilizado na hora da compra não correspondia com o seu.

 

“Me ligaram para saber se eu tinha feito o pedido de um relógio. Foi neste momento que eu percebi que estava sendo vítima de um golpe porque o endereço indicava que a compra tinha sido realizada por alguém que mora em União dos Palmares, que fica em outro estado, nesse caso, em Alagoas”, pontuou.

 

A paranaense informou à reportagem que já entrou em contato com a delegacia de União dos Palmares, mas até agora não obteve resposta sobre os responsáveis. Ao TNH1, o 11º DRP do município informou que já está verificando o endereço informado pela vítima para tomar alguma providência.

 

Como agir diante de um golpe pela internet?

Segundo o superintendente do Procon, Rodrigo Cunha, antes de fazer qualquer tipo de compra pela internet, o consumidor precisa buscar informações sobre a credibilidade do site que ele pretende utilizar. Além disso, o internauta tem que constatar se a empresa também possui endereço físico e CNPJ. “A principal orientação é a preventiva. O Procon, inclusive, tem uma lista negra contendo os endereços dos sites que não são confiáveis”, disse.

 

Ainda de acordo com Rodrigo Cunha, caso o produto comprado pela internet não chegue no prazo estabelecido no acordo, o consumidor tem o direito de cancelar a compra, segundo o que garante o código de defesa do consumidor.

 

Agora, em casos de golpe, uma série de medidas precisam ser adotadas “Se o golpe for constatado, o consumidor tem que fazer um boletim de ocorrência e entrar em contato com o Procon. Se a empresa for atuante, ela deverá ser punida. Agora, se essa empresa não existir, uma investigação criminal deverá ser iniciada”, informou.

 

Conforme Rodrigo Cunha, quando o cliente precisa pagar pela compra a empresa responsável será obrigado a cobrir o prejuízo. “Essa empresa vai precisar provar que foi, de fato, aquele cliente que realizou a compra. Caso contrário, ela terá que cobrir o valor gasto na compra. Em casos assim o consumidor precisa ser preservado”, finalizou.