gazetaweb //
A Polícia Militar e monitores do Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas) tentam controlar, desde a noite dessa terça-feira (10), motim que foi iniciado pelos adolescentes que tentavam fugir da Unidade de Internação de Menores, localizada no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió. O clima ainda é tenso e até fumaça era vista de dentro do local.
Conforme a secretaria, o princípio de tumulto foi iniciado depois que alguns menores de dois alojamentos tentaram fugir, mas o plano foi abortado pelos monitores. Os demais ficaram revoltados pela frustração e decidiram se rebelar.
Informações que foram repassadas por familiares que aguardam informações do lado de fora dão conta de que os referidos alojamentos foram destruídos pelos menores revoltados. Várias celas foram reviradas e algumas até arrombadas, pelo menos foi o que informou a assessoria da Sepaz.
Nesta manhã, alguns adolescentes subiram no muro e faziam ameaças atirando pedras para o lado de fora. Luminárias foram quebradas.
Militares do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd) ficaram em frente à UIM, mas ainda não foram autorizados a agir, já que, segundo a Sepaz, a situação não estaria fora de controle.
Representantes do Juizado da Infância e da Juventude, da Sepaz, além de militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Corpo de Bombeiros entraram na unidade na tentativa de reverter o motim.