agênciaalagoas //
josenildo torres
Com o propósito de garantir sangue suficiente para atender a demanda transfusional durante os feriados da Independência do Brasil (7/09) e Emancipação Política de Alagoas (16/09), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza até o dia 6 de setembro a Campanha Doação de Sangue: Compromisso Social com a Vida. A abertura do evento acontece nesta sexta-feira (30), às 10h, com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas e da diretora da Hemorrede Pública de Alagoas, Verônica Guedes.
Por meio de mais esta campanha, a direção do Hemoal espera formar um estoque de sangue estratégico, já que são necessárias no mínimo 300 bolsas diárias, visando atender com eficiência os hospitais e maternidades públicas do Estado, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE) e Maternidade Escola Santa Mônica. A expectativa é obter cerca de 100 doações diárias, superando as 40 habituais, que são recebidas em dias convencionais, segundo destaca Verônica Guedes.
“Apenas 2% dos alagoanos que estão na faixa dos 16 aos 67 anos são doadores fidelizados. Por isso, temos que realizar campanhas pontuais para estabilizarmos nosso estoque, pois trabalhamos com a prevenção e precisamos captar novos doadores, pois nos feriados o consumo de sangue aumenta até três vezes, quando comparados aos dias normais”, destaca Verônica Guedes, ao informar que os doadores irão receber uma camisa da campanha.
Como doar
Somente os candidatos à doação com idade igual ou superior 16 anos, com peso igual ou superior a 50 kg, e portando um documento de identificação com foto, poderão se candidatar à doação sanguínea. Segundo especificação do Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação voluntária também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos.
É indispensável, ainda, que ele compareça ao Hemoal bem alimentado. Para voltar a doar sangue, os homens devem respeitar um prazo de dois meses, e para as mulheres o período corresponde a três meses. Elas são impedidas de se candidatar à doação sanguínea quando estiverem grávidas ou amamentando.
No caso dos menores de 18 anos, é necessário ter a companhia dos pais ou devem portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis. Eles também necessitam de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal .
Onde doar
As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. O órgão está situado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé. Também é possível realizar a doação no Hemoal Farol, que está localizado no Hospital do Açúcar e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.