gazetaweb //
Dados do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa dos Correios e Telégrafos apontam que 70 assaltos foram registrados em postos da empresa de 2012 até o momento em Alagoas. Os principais alvos são as agências localizadas no interior do Estado. Com medo, muitos funcionários pedem licença ou transferência de cidade.
O presidente do sindicato, Altanes Holanda, informa que a entidade entrou com uma ação na Justiça reivindicando melhores condições de trabalho para os funcionários. Para ele, uma solução seria a contratação de vigilantes para atender a todas as agências de Alagoas, além de uma porta semelhante às existentes em agências bancárias, com detecção de metais.
Mas, mesmo com segurança, a agência de União dos Palmares foi assaltada no último dia 16 por três homens, que trajavam o uniforme de uma empresa de telefonia. A unidade permanece fechada desde então. Na ocasião, os bandidos levaram cerca de R$ 70 mil.
Segundo a assessoria do órgão, esse tipo de ação se tornou rotina em Alagoas. Desde o início do ano, os funcionários dos Correios mudaram a forma de atendimento nos municípios do interior: só pode entrar um cliente de cada vez. O objetivo da mudança é evitar os tumultos que costumam durante o acúmulo de pessoas nas agências.
A estatal informou que muitas agências já possuem sistema de monitoramento eletrônico ou segurança, no entanto, essas medidas não impedem a ação dos bandidos, o que faz com que a empresa mantenha constante contato com as secretarias de segurança pública tanto estadual quanto federal.
Os Correios, entretanto, afirmam que houve redução no número de ocorrências do ano passado para cá. A incidência de assaltos teria diminuído de três vezes por semana a duas por mês.