tribunahoje //
assessoria
Padroeira da comunidade paroquial do Centro de Maceió, Titular da Igreja da Catedral, Padroeira da cidade de Maceió e da Arquidiocese, Nossa Senhora dos Prazeres ou Nossa Senhora das sete grandes alegrias segue honrada em seu novenário com a dignidade de ser a “Mãe de Deus” e nossa Mãe.
Neste Ano da Fé, fiéis e sacerdotes, juntos de Maria que na vida percorreu o itinerário da fé, estão meditando a “redescoberta do caminho da fé para fazer brilhar, com evidencia sempre maior, a alegria e renovado entusiasmo de encontro com Cristo”. Deus operou maravilhas em Nossa Senhora, que foi Bem-Aventurada porque acreditou na Palavra do Senhor.
A programação está sendo realizada com missas diárias às 6h, presidida por Dom Antônio Muniz, seguida de um café ofertado aos moradores de rua da comunidade. Logo em seguida o Santíssimo permanece exporto para adoração dos fiéis até às 12h. Às 15h, uma segunda missa é celebrada com a participação dos setores e áreas pastorais da Arquidiocese. Às 18h, é rezado o santo rosário e às 19h, é celebrada a missa do novenário com a participação dos padres mais novos da Arquidiocese. “Foi uma maneira de incentivar o trabalho vocacional na Arquidiocese, que reza pedido “os padres de que Alagoas precisa”, desde o pastoreio de Dom Edvaldo, que propôs o pedido em forma de oração”, destacou Dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo de Maceió.
A primeira noite, foi marcada pela presença da família militar. A Missa foi presidida pelo Pe. Fernando Antônio Bezerra, capelão em exercício do 59º BMtz. Na segunda noite, presidiu a celebração o Padre mais novo da Arquidiocese, Rodrigo Rios Batista, administrador paroquial de Porto de Pedras. No dia 19/08, terceira noite, com liderança da Renovação Carismática Católica, presidiu a Missa festiva o Pe. Luciano Soares de Santa Luzia do Norte. Na quarta noite presidiu a celebração o Pe. Luciano Duarte, Administrador paroquial de Pilar. No dia 21/08, quarta-feira, foi à noite marcada pelo braço samaritano da Arquidiocese; presidiu a Missa o Pe. Charles Silva Alves, vigário paroquial de Pilar. Na quinta noite da festa o celebrante principal foi o Pe. Erivaldo Xavier, administrador paróquia de São Miguel dos Milagres. Na sexta-feira (23) o Padre José Alex, administrador paroquial de Atalaia, presidiu a celebração. Na noite da juventude, o presidente da celebração foi o Pe. Valmir Galdino, administrador paroquial de Messias e coordenador do setor juventude da Arquidiocese.
A programação segue neste domingo (25) com a presença do Pe. Elison Silva, pároco do bairro de Santa Lúcia, em noite das famílias. Amanhã, o pregador convidado é Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo de Palmeira dos Índios, que presidirá a Celebração Eucarística, em noite da irmandade do Santíssimo Sacramento, ministros extraordinários da comunhão, acólitos e ancilas, diáconos, escola diaconal e catequese.
No dia 27, dia da Festa da Padroeira, a programação festiva terá Missa às 6h, com a participação de coral formado por moradores das ruas. Às 9h, Missa Solene presidida por D. Antônio Muniz, tendo como pregador Dom Valério Breda, bispo de Penedo que meditará o tema: “Com fé, Maria saboreou os frutos da ressurreição de Jesus e, conservando no coração a memória de tudo (Lc 2, 19.51), transmitida aos Doze reunidos com Ela, no Cenáculo, para receberem o Espírito Santo (At. 1,14)”. (Bento XVI). Às 16h, sairá a procissão da Catedral, pelas ruas do Centro de Maceió, encerrando-se na Praça Marechal Floriano Peixoto, conhecida com “Praça dos Martírios”, quando será celebrada a Missa de encerramento da festa, presidida por Dom Muniz que no final fará a consagração da Arquidiocese de Maceió a Nossa Senhora dos Prazeres.
Ainda citando a programação externa, após as Missas da tarde e da noite, momento de confraternização com música, apresentações culturais e barracas de lanches. Também está sendo vendida a camisa da festa, com valor de R$ 15,00, para ajudar nas despesas da festa.