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Economia
21/08/2013 11:13:22

Por erro da Serasa, Eletrobras-AL notifica 30 mil consumidores alagoanos

Por erro da Serasa, Eletrobras-AL notifica 30 mil consumidores alagoanos
Erro causou revolta entre os clientes adimplentes

tribunahoje //

ana paula omena

Uma falha no sistema do Serasa tem gerado constrangimento para 30 mil consumidores da Eletrobras, em Alagoas. É que eles receberam indevidamente este mês correspondências informando da negativação dos nomes por inadimplência junto à distribuidora de energia e já planejam acionar a justiça para rever os danos.

 

A universitária Juliana Viana Januário estava em um dos postos de atendimento da Eletrobras para cobrar providências. Ela levou os boletos pagos como provas e pensa em acionar a justiça por danos morais.

 

“Isto é no mínimo uma irresponsabilidade, seja da Eletrobras, que não informou ao Serasa, e vice-versa. É dever deles checar a situação antes de enviar correspondências indevidas para os clientes. Sinceramente, fui pega de surpresa e graças a Deus sempre guardo os boletos pagos, porque nesta situação como iria provar?”, indagou .

 

Dona Maria Quitéria dos Santos estava na mesma situação que Juliana. Ela conta que pagou a fatura de agosto de 2012 e a cobrança chegou agora, um ano depois. “Deixei o trabalho para poder vir resolver esta pendência, ou melhor, esta confusão, porque paguei a fatura e veio cobrando de novo. Vou me inteirar com um advogado para buscar os meus direitos. Isso não se faz com ninguém”, disparou a cliente, enquanto aguardava atendimento.

 

Retratação

Em nota, a Eletrobras se pronunciou sobre o envio de correspondências a seus clientes, enfatizando que houve uma falha no sistema do Serasa.

 

A Eletrobras afirma que entrou em contato com a empresa, que reconheceu o erro e se comprometeu em enviar cartas de retratação para todos os clientes prejudicados, informando-lhes para desconsiderarem a notificação anterior.

 

A distribuidora de energia ressalta que os consumidores adimplentes podem ficar despreocupados, pois não terão seus nomes negativados em órgãos de proteção ao crédito.

Já os clientes com débito junto à distribuidora continuarão recebendo as notificações e estão sujeitos ao corte do fornecimento de energia, como determina a legislação específica para esses casos.

 

No site da distribuidora, é possível verificar se há faturas em aberto. O endereço é www.eletrobrasalagoas.com. A assessoria do Serasa irá se pronunciar sobre o assunto hoje.