tribunahoje //
ana paula omena
Uma falha no sistema do Serasa tem gerado constrangimento para 30 mil consumidores da Eletrobras, em Alagoas. É que eles receberam indevidamente este mês correspondências informando da negativação dos nomes por inadimplência junto à distribuidora de energia e já planejam acionar a justiça para rever os danos.
A universitária Juliana Viana Januário estava em um dos postos de atendimento da Eletrobras para cobrar providências. Ela levou os boletos pagos como provas e pensa em acionar a justiça por danos morais.
“Isto é no mínimo uma irresponsabilidade, seja da Eletrobras, que não informou ao Serasa, e vice-versa. É dever deles checar a situação antes de enviar correspondências indevidas para os clientes. Sinceramente, fui pega de surpresa e graças a Deus sempre guardo os boletos pagos, porque nesta situação como iria provar?”, indagou .
Dona Maria Quitéria dos Santos estava na mesma situação que Juliana. Ela conta que pagou a fatura de agosto de 2012 e a cobrança chegou agora, um ano depois. “Deixei o trabalho para poder vir resolver esta pendência, ou melhor, esta confusão, porque paguei a fatura e veio cobrando de novo. Vou me inteirar com um advogado para buscar os meus direitos. Isso não se faz com ninguém”, disparou a cliente, enquanto aguardava atendimento.
Retratação
Em nota, a Eletrobras se pronunciou sobre o envio de correspondências a seus clientes, enfatizando que houve uma falha no sistema do Serasa.
A Eletrobras afirma que entrou em contato com a empresa, que reconheceu o erro e se comprometeu em enviar cartas de retratação para todos os clientes prejudicados, informando-lhes para desconsiderarem a notificação anterior.
A distribuidora de energia ressalta que os consumidores adimplentes podem ficar despreocupados, pois não terão seus nomes negativados em órgãos de proteção ao crédito.
Já os clientes com débito junto à distribuidora continuarão recebendo as notificações e estão sujeitos ao corte do fornecimento de energia, como determina a legislação específica para esses casos.
No site da distribuidora, é possível verificar se há faturas em aberto. O endereço é www.eletrobrasalagoas.com. A assessoria do Serasa irá se pronunciar sobre o assunto hoje.