28/09/2025 19:19:52

Justiça
20/08/2013 18:18:46

Justiça decreta mais uma vez falência do Grupo João Lyra

Justiça decreta mais uma vez falência do Grupo João Lyra
Usina Lajinha em União dos Palmares

tudonahora //

 

O juiz da comarca de Coruripe, Sóstenes Alex Costa de Andrade, decretou a falência do Grupo João Lyra. Segundo decisão do magistrado, desta terça-feira (20), a falência se justifica depois que o Grupo JL e seu mandatário deixaram de cumprir os termos da recuperação judicial, que foi estabelecida pela Justiça em 2008.

 

"E essa rigidez do texto legal é explicável e exigível, na medida em que é preciso que a Lei estabeleça uma severa punição àquele que, sob o benefício da recuperação judicial, não honra os compromissos assumidos no plano aprovado", afirma a decisão do magistrado.

Sóstenes Alex afirma que reconhece a relevância do Grupo JL para a economia do estado, mas não pode admitir que a "insegurança jurídica continue". "Há nítida relevância das atividades econômicas para o progresso da sociedade como um todo, em função da geração de empregos, do avanço tecnológico etc. O que não se admite, e isso o Poder Judiciário tem o dever constitucional de impedir, como órgão destinado a proteger os bens jurídicos, é a propagação de situação jurídica de insegurança no mercado em virtude de empresa que a qualquer custo tenta manter-se em atividade, descumprindo com as obrigações assumidas", diz parte da decisão.

 

No último dia 6 de agosto, o pleno do TJ havia suspendido a falência do grupo. Por oito a seis, os desembargadores acompanharam o voto do presidente do Tribunal e relator do processo, José Carlos Malta Marques, e decidiram que o juiz Marcelo Tadeu era suspeito para julgar a matéria da falência.

 

Em outubro do ano passado, o juiz Sóstenes Alex afastou toda a direção do Grupo João Lyra. A decisão detalhou a grave crise enfrentada pela Laginha Agroindustrial S/A, que congrega todas as empresas do grupo de propriedade do empresário e deputado federal João Lyra (PSD-AL). Para o juiz, não havia dúvidas que a gestão não conseguia alavancar as atividades da empresa, que já estava descapitalizada e cujo patrimônio começava a ser "corroído pelas dívidas não quitadas pela sua diretoria".

 

Relembre as idas e vindas da falência do grupo JL:

 

Presidente do TJ assume relatoria de processos contra grupo João Lyra

 

Má gestão e gastos excessivos da diretoria levaram Grupo JL à crise, afirma juiz

 

Ações movidas por bancos e multinacional levaram à falência do Grupo JL

 

Em decisão monocrática, presidente do TJ derruba falência do Grupo JL

 

Justiça decreta falência do Grupo João Lyra, que deve mais de R$ 1,2 bi