correiodealagoas //
assessoria
A dona da marca Zoolo, Vitoria Zoolo, e o irmão Walmer Almeida da Silva, dono da concessionária KIA foram presos durante a Operação Abdalônimo na manhã desta quinta-feira (15). A operação é de combate à lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e sonegação de impostos foi desencadeada na manhã desta quinta-feira (15) pelas equipes da Receita Federal e da Polícia Federal (PF).Além dos irmãos, mais três pessoas foram presas.
A operação titulada de Abdalônimo cumpre mandados expedidos pela 17ª Vara Criminal de Maceió e acontece em Alagoas e na Bahia
.
Segundo as primeiras informações da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal em Alagoas, a Operação Abdalônimo cumpri as equipes são lideradas pelo delegado federal Gustavo Gatto e estão cumprindo quatro mandados de prisão, 24 de Busca e Apreensão e outros oito de condução coercitiva – quando o acusado é obrigado a se apresentar à polícia.
De acordo com a PF, a investigação se iniciou quando aportaram notícias da ocorrência do crime de lavagem de dinheiro por parte de um empresário, não identificado, que ostenta um altíssimo padrão de vida possuindo diversos imóveis, carros superesportivos, um avião e um helicóptero. E ainda, a Receita Federal do Brasil informou que o investigado não declarou renda auferida condizente ou mesmo os bens que possuía.
A investigação avançou e a Polícia Federal descobriu que o suspeito se utilizava de subterfúgios criminosos, tais como a falsificação de documentos, criação de empresas de faixada e a ocultação de bens, mediante a utilização de terceiras pessoas, ou “laranjas”.
Os bens e as empresas eram registrados em nome de familiares do investigado e o esquema servia para sonegar os impostos devidos pelas empresas. Apurações preliminares apontam que as empresas do investigado teriam movimentado a quantia de 300 milhões de reais irregularmente nos últimos cinco anos.
Na manhã de hoje as equipes estiveram em Maceió onde cumpriram os mandatos em algumas concessionárias de veículos localizadas na Avenida Menino Marcelo, uma loja no Hiper Bompreço, no bairro da Gruta, e um condomínio de luxo localizado na parte alta da cidade. Neste momento os agentes estão percorrendo os municípios de Arapiraca, Anadia, Branquinha, em Alagoas, e em Feira de Santana, no estado da Bahia.
Cerca de 70 homens da PF e outros 25 da Receita estão envolvidos na operação. A assessoria de comunicação da Polícia disse que uma entrevista coletiva será concedida ainda na manhã desta quinta-feira, às 10h30.