redação //
assessoria
Mais de mil municípios brasileiros – sendo 24 de Alagoas – fazem parte da lista de vulneráveis a desastres naturais. Chuvas, inundações, enchentes, enxurradas, desmoronamentos e deslizamentos são alguns fenômenos que impactam em milhares de municípios, frequentemente. Danos à comunidade local e registros de mortes são resultados destes acontecimentos.
A partir da problemática, um mapeamento das áreas de risco – feito com base no número de mortes, frequência de grandes eventos destrutivos e população atingida ou afetada – objetiva antecipar medidas para reduzir danos. A classificação dos prioritários foi a partir de análise dados existentes nos arquivos da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Os municípios de Alagoas mais vulneráveis a desastres naturais são Murici, União dos Palmares, Branquinha, São José da Laje, Quebrangulo, Santana do Mundaú, Coruripe, Joaquim Gomes, São Miguel dos Campos, São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Maceió, Colônia Leopoldina, Maragogi, Feliz Deserto, Campestre, Cajueiro, Viçosa, Paulo Jacinto, Satuba, Paripueira, Limoeiro de Anadia, Marechal Deodoro e Barra de São Miguel.