tribunahoje //
A paralisação dos agentes penitenciários prometida para este fim de semana em Maceió, apesar de proibida por determinação judicial, está acontecendo e deixa o clima tenso no presídio Baldomero Cavalcanti.
Os agentes se recusam a liberar as visitas de familiares de presos, previstas para esta manhã de sábado, e os detentos já teriam depredado as celas, segundo informações da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap).
A intenção da Sgap é substituir os servidores grevistas por homens do Grupo de Apoio Penitenciário (Gap), mas os agentes estariam impedindo a entrada da equipe. Segundo a Sgap, eles podem ser punidos se houver rebelião.
Familiares de presos estão revoltados do lado de fora das unidades prisionais e há risco de se iniciar uma rebelião no local.
Duas equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) já estão no local para conter possíveis tumultos causados pelos familiares de presos ou pelos agentes penitenciários.
Segundo o sindicato da categoria, a paralisação é legítima e cobra a contratação de mais pessoal, por meio de concurso, para suprir a carência de agentes, além de melhores condições de trabalho. O Sindapen afirma que não pode liberar as visitas esta manhã por questão de segurança.
O juiz da 16ª Vara Criminal da Capital, José Braga Neto, determinou, na sexta-feira (9), em decisão judicial, a ilegalidade da greve dos agentes penitenciários programada para este sábado e domingo.